Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Guard rail atravessa carro e mata

Duas mulheres morreram em um acidente na SC-401, em Florianópolis, na manhã de sábado (15 de fevereiro). Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o veículo saiu da pista e bateu em um guard rail, que atravessou o veículo com o impacto. O acidente ocorreu em uma curva, abaixo do elevado do bairro Itacorubi, por volta das 7h30.

MOTORISTA PERDEU A DIREÇÃO
Conforme relatado por testemunhas, o condutor se perdeu em uma curva e bateu na estrutura quebrando parte dela. Depois, o veículo foi atravessado pelo guard rail que entrou na área do motor e saiu pelo vidro acima do porta-malas.

VÍTIMAS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas das vítimas morreram e já estavam sem vida quando o resgate chegou ao local. MTO, de 32 anos, e CB, de 17, eram passageiras do Celta com placas de Palhoça,  conduzido por um homem de 26 anos. Eles vinham do Norte da Ilha em direção ao Centro de Florianópolis.
Conforme os Bombeiros, o condutor do veículo foi encaminhado em estado grave ao Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, com suspeita de hemorragia e fratura nas costelas. Os socorristas relataram ainda que outro passageiro também se feriu no acidente e foi levado por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) ao hospital.

CAUSA DO ACIDENTE
A Polícia Militar Rodoviária ainda não sabe afirmar a causa do acidente, mas tem duas suspeitas: excesso de velocidade ou que o condutor tenha dormido ao volante.  

ALTA DO HOSPITAL
O passageiro do carro  deixou hospital Governador Celso Ramos no fim da tarde de sábado. DPC, natural de São José, fraturou o braço no acidente, mas não teve ferimentos graves.  

Continua internado CGM, 26 anos, motorista do carro, no hospital Governador Celso Ramos. Ele deu entrada em estado grave e as primeiras impressões apontavam para a internação na UTI, que não foi necessária. Conforme informações do hospital, o motorista permanece estável e saiu do setor de reanimação. Ele está em observação e aguarda parecer de um médico ortopedista sobre a necessidade de cirurgia. Ele ainda não tem previsão de alta do hospital.
Fontes: G1 SC-15/02/2014 e Diário Catarinense - 15/02/2014

Comentário: :  Na transição defensa metálica e barreira de concreto não pode ter bordas cortantes como aparece na foto. Essa borda cortante funciona como se fosse um abridor de latas (penetração na lataria).
A defensa metálica deveria ser unida a barreira de concreto, com duas laminas para ser mais rígidas e parafusadas. Também pode ser protegidas com ponteiras especiais.
Requisitos dos dispositivos de segurança
O dispositivo de segurança tem a finalidade de reconduzirá pista os veículos desgovernados, com desaceleração suportável pelo organismo humano e com um mínimo de danos ao veiculo.
Finalidade dos dispositivos de segurança
1.Impedir a transposição e o tombamento (roll-over)
2.Ausência de penetração de elementos do dispositivo no veículo (no caso dessa colisão houve penetração)_
3.Desacelerações limitadas no veículo e no motorista
4.Deformações limitadas do veículo
5.Fazer o Redirecionamento do veículo

Marcadores:

posted by ACCA@7:41 PM