Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, novembro 02, 2013

Água: Idéia simples produz grande economia para empresa de ônibus

Um motorista de ônibus do Espírito Santo,  teve uma ideia supersimples, mas de uma utilidade enorme Para limpar o para-brisa, o ônibus leva 2,5 litros de água. É comum acabar no meio da viagem. Um transtorno.

A água que falta no para-brisa, sobra no ar-condicionado. Toda vez que ligava o aparelho, o motorista percebia que começava a pingar água do ônibus para o chão. Ela vem de dentro do motor, do contato do ar quente com a serpentina fria do ar-condicionado. Essa água era canalizada para fora do ônibus. Por que não aproveitá-la? Foi o desafio que o motorista, Douglas Lascosck, levou para a oficina da empresa.

São dois litros e meio de água por hora. Para acabar com o desperdício,  os funcionários da oficina bolaram uma esquema simples: emendaram um pedaço de PVC que passou a levar água do ar-condicionado para o reservatório do limpador de para-brisa. Ele nunca mais ficou seco. “Graças a Deus hoje a gente faz uma viagem tranquila”, revela o motorista. Também gerou economia de equipamento. Quando ficava sem água o limpador arranhava o vidro. Em média nessa empresa, era preciso trocar 12 vidros por mês.

Mesmo reaproveitando a água na limpeza do para-brisa, o desperdício continuava, porque ainda estava sobrando muita água do ar-condicionado. Onde mais ela poderia ser utilizada dentro do ônibus? Simples, no banheiro.
Eles fizeram o mesmo processo só que agora na traseira do ônibus. Antes, só dava para usar a descarga 30 vezes e tinha que parar o ônibus para encher o reservatório. Agora, sempre tem água. Simples e barato.

“Um custo médio de R$ 16 por veículo. É um preço muito pequeno perto dos benefícios que a gente tem”, avalia o gerente de operações André Cerqueira.
Somando toda a frota, com a mudança, a empresa está economizando mais de 1,5 milhão de litros de água.

“A ideia é tão boa para o desperdício de água, pensando no meio ambiente. Ninguém até hoje pensou nisso”, diz o eletricista Armando Ribeiro. Fonte: Jornal Nacional - 01/11/2013


Marcadores:

posted by ACCA@5:47 PM