Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, agosto 26, 2012

Carro despenca de estacionamento de prédio


Um carro caiu do 3º andar do estacionamento de um prédio na Avenida Tiradentes, esquina com na Avenida Paraná, na manhã de segunda-feira, 20 de dezembro de 2010, no centro de Maringá.

Por volta das 9h40, o veículo um Peugeot 206, que pertence à empresa Jovem Pan Maringá, descia a rampa em caracol e passou reto, rompeu a parede e caiu sobre os fios de energia interrompendo o fornecimento de energia em residências e estabelecimentos comerciais da região. Para os bombeiros, o motorista Elias disse que o sistema de freios do carro falhou.

Vítimas
As três pessoas que estavam no veículo, da Rádio Jovem Pan Maringá, tiveram apenas ferimentos leves. Foram encaminhadas a hospitais da cidade, conforme informações do Corpo de Bombeiros.

A área estava movimentada no momento do acidente, entre 9h e 9h30, principalmente por se tratar de local residencial e com clínicas de atendimento médico.

O trânsito na Avenida Tiradentes estava parcialmente interditado, por volta das 10h30. Não havia previsão para a remoção do veículo do local. Muitas pessoas estavam em frente ao prédio, acompanhando o trabalho dos bombeiros.

Um guincho removeu o carro da Avenida Tiradentes por volta das 10h50, mas às 12h30 o trânsito continuava interrompido em meia pista no sentido à Rua Manoel Ribas.

Equipes da Copel estão no local trabalhando na troca do poste e na recuperação da rede elétrica, mas ainda não há previsão para o restabelecimento do fornecimento de energia.

Fonte: UOL Noticias, Gazeta do Povo e O Diário – 20 de dezembro de 2010

Comentário:
Com alguns dados, podemos calcular o impacto do veiculo no solo
Peso do carro = 1148 kg
Altura da queda = 10 m

■ A velocidade de impacto, ou seja, a velocidade com que atingiu o solo
V = 14 m/s, que corresponde a 50 km/h
■ O tempo de queda
t = 1,4 s
■ A força média trocada durante o impacto
Vamos supor que entre o instante em que o carro toca o solo até o momento em que pára   (sofreu deformação) temos um intervalo de 1s. Usando o Princípio Fundamental da Dinâmica para Valores Médios, teremos, para a força média Fm:
Fm = 16072 N
Esse valor de força de 16072 N corresponde a aproximadamente 1607 kgf
Obs: Sem levar em consideração o atrito e amortecimento causado pela fiação elétrica.
Muito provável os ocupantes do carro, motorista e acompanhante estavam com cinto de segurança, para sofrer apenas ferimentos leves.

Marcadores:

posted by ACCA@7:32 PM