Carro despenca de estacionamento de prédio
Um carro caiu do 3º andar do estacionamento de um prédio na Avenida Tiradentes, esquina com na Avenida Paraná, na manhã de segunda-feira, 20 de dezembro de 2010, no centro de Maringá.
Por volta das 9h40, o veículo um Peugeot 206, que pertence à empresa Jovem Pan Maringá, descia a rampa em caracol e passou reto, rompeu a parede e caiu sobre os fios de energia interrompendo o fornecimento de energia em residências e estabelecimentos comerciais da região. Para os bombeiros, o motorista Elias disse que o sistema de freios do carro falhou.
Vítimas
As três pessoas que estavam no veículo, da Rádio Jovem Pan Maringá, tiveram apenas ferimentos leves. Foram encaminhadas a hospitais da cidade, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
A área estava movimentada no momento do acidente, entre 9h e 9h30, principalmente por se tratar de local residencial e com clínicas de atendimento médico.
O trânsito na Avenida Tiradentes estava parcialmente interditado, por volta das 10h30. Não havia previsão para a remoção do veículo do local. Muitas pessoas estavam em frente ao prédio, acompanhando o trabalho dos bombeiros.
Um guincho removeu o carro da Avenida Tiradentes por volta das 10h50, mas às 12h30 o trânsito continuava interrompido em meia pista no sentido à Rua Manoel Ribas.
Equipes da Copel estão no local trabalhando na troca do poste e na recuperação da rede elétrica, mas ainda não há previsão para o restabelecimento do fornecimento de energia.
Fonte: UOL Noticias, Gazeta do Povo e O Diário – 20 de dezembro de 2010
Comentário:
Com alguns dados, podemos calcular o impacto do veiculo no solo
Peso do carro = 1148 kg
Altura da queda = 10 m
■ A velocidade de impacto, ou seja, a velocidade com que atingiu o solo
V = 14 m/s, que corresponde a 50 km/h
■ O tempo de queda
t = 1,4 s
■ A força média trocada durante o impacto
Vamos supor que entre o instante em que o carro toca o solo até o momento em que pára (sofreu deformação) temos um intervalo de 1s. Usando o Princípio Fundamental da Dinâmica para Valores Médios, teremos, para a força média Fm:
Fm = 16072 N
Esse valor de força de 16072 N corresponde a aproximadamente 1607 kgf
Obs: Sem levar em consideração o atrito e amortecimento causado pela fiação elétrica.
Muito provável os ocupantes do carro, motorista e acompanhante estavam com cinto de segurança, para sofrer apenas ferimentos leves.
Marcadores: trânsito

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home