Mega tempestade de areia em Phoenix, Arizona.
Fotos e vídeos aterrorizantes tirados de uma parede de areia que cobriu Phoenix, Arizona, na terça-feira, 5 de julho, iniciando a estação de monções.
"Muito grande e histórico" são as palavras que o Serviço Nacional de Meteorologia de Phoenix usou para descrever esta tempestade de areia que trouxe relatos generalizados de visibilidade quase zero e rajadas de vento superiores a 80 km/h.
A tempestade de areia foi estimada com altura máxima de pelo menos 1.500 a 1.800 m, com uma cobertura aérea na borda principal de quase 160 quilômetros, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. A tempestade viajou pelo menos 240 quilômetros.
Um caminho de areia e detritos foi deixado em toda a área de Phoenix. Aproximadamente 10.000 moradores ficaram sem energia. O aeroporto internacional de Phoenix ficou fechado por quase uma hora, prejudicando os horários vôos até quarta-feira.
A poeira remanescente está criando problemas de saúde para pessoas com asma e outras doenças respiratórias.
Estas tempestades são comuns no sudoeste os EUA durante o verão, que é a estação das monções na região. Durante a monção, uma mudança geral em ventos em todo o sudoeste provoca umidade tropical, resultando em um aumento significativo na atividade de trovoadas e chuva.
As tempestades que se desenvolvem podem produzir downdrafts forte, ou "downbursts", que são fortes ventos com rajadas descendentes e fora das trovoadas.
"Quando isso acontece, a areia seca e solta no solo do deserto pode ser levantada, criando uma parede de poeira que se locomove, abrangendo uma área muito maior do que a própria tempestade".
Downburst – Corrente de ar originária de tempestade, descendente fria se espalha e forma uma “frente de rajada, a qual pode incluir ventos fortes (“downburst”)
A corrente descendente é resultante da evaporação da precipitação, que causa o esfriamento (e aumento da densidade) do ar
Strong outflow – escoamento de superfície muito forte do vento
Tempestades de areia que se desenvolvem deste modo são também chamados de haboobs. Podem ocorrer em regiões desérticas em todo o mundo.
Devido ao clima tão seco em todo sudoeste nesta primavera e início do verão, não demorou muito para o vento levantar uma grande quantidade de poeira.
"Chuva com essas tempestades de verão é tipicamente irregular e o solo do deserto está seco para que a tempestade levante poeira antes que chuva possa atingir o local", explicou o meteorologista da AccuWeather.com Jim Andrews.
"A poeira cobre geralmente uma área muito maior do que a chuva e a tempestade nunca pode chegar aos lugares onde está a poeira", disse Andrews.
A área de Phoenix só recebeu centésimos de mm de chuva, quando ocorreram as tempestades na de terça-feira e à noite.
As tempestades inicialmente surgiram a sudeste de Arizona, causando inundações na cidade de Tucson antes de se locomover para oeste através de Arizona e desertos da Califórnia.
Andrews apontou que inundações graves, mas localizada eclodiu em alguns dos desertos da Califórnia e a sudoeste de Arizona, especialmente ao longo da região do Baixo Vale do Colorado.
Enquanto a chuva causou problemas de inundações relâmpagos em espaço muito curto, é muito necessária, devido a seca moderada e excepcional em grande parte do sudoeste.
Mais chuva será necessária em uma base regular para ajudar a melhorar a situação da seca e diminuir o risco incêndios que assolou a região.
Fonte:AccuWeather - Jul 7, 2011
Vídeo:
Marcadores: Meio Ambiente

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home