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domingo, setembro 20, 2009

A maior ponte da Amazônia sobre Rio Negro

Não há como passar pela orla de Manaus sem notar a construção da maior ponte da Amazônia. Com 3.600 m de comprimento, ela está sendo erguida sobre o Rio Negro e ligará a capital amazonense à cidade vizinha de Iranduba.

Características principais da ponte sobre o Rio Negro:
■ Extensão total: 3.500 metros;
■ Vãos centrais: 2 de 200 m, para permitir a passagem do maior navio em operação, em cada sentido;
■ vão central com uma altura de 55 metros
■ Pilar central de 182 m, em forma de diamante;
■ Trechos de acesso formado por 71 vãos de 45 m cada;
■ Largura total: 20,70 m;
■ 2 pistas em sentido contrário, com 2 faixas de rolamento cada;
■ Acessos viários com 3 faixas de rolamento em cada sentido;

Consórcio
O Consórcio Rio Negro, formado pelas empresas Camargo Corrêa e Construbase Engenharia, e responsável pela execução da ponte. Mao de obra: 1.700 trabalhadores diretos e indiretos.

Andamento da obra, agosto de 2009
A obra da ponte Rio Negro, no Amazonas, com 3,6 mil metros de extensão, já passa da metade. "A fundação está praticamente 90% concluída, os blocos e pilares 60%, e a superestrutura 30%", explica o engenheiro Catão Ribeiro, diretor da Enescil, empresa responsável pelo projeto executivo da obra. A previsão é que o empreendimento esteja concluído em 30 meses para ficar pronta. O prazo contratual de entrega é março de 2010.

Complexidade da obra
Em sua extensão, a ponte terá dois trechos convencionais, localizados próximos às margens do Rio Negro, e dois trechos estaiados, na parte central do rio. Segundo engenheiro Ribeiro, o emprego de estais foi necessário para não impedir a navegabilidade do rio. "O trecho estaiado permite, na vertical, um gabarito de navegação de 55 metros na época de cheia do Rio Negro e 70 metros na de seca. Já na horizontal, para se ter um vão de 200 metros, só mesmo com a solução estaiada", disse.
Para o engenheiro, as peculiaridades da Região Amazônica foram os maiores desafios na elaboração do projeto executivo da obra. "O local possui lâminas d''água acima de 50 metros, o que resultou na adoção de estacas com até 70 metros de altura que estão sendo escavas com auxilio de lama bentonítica", afirma Catão Ribeiro. Ao todo, serão utilizadas 72 estacas ao longo da ponte, que terão uma extensão de 45 metros entre cada uma.

Empreendimento
A obra é um empreendimento do Governo do Amazonas e conta com investimentos de R$ 574 milhões (duzentos milhões de dólares, na época da licitação), com recursos do Governo Federal financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Integração regional
Com mais de 3.600 metros de extensão, a ponte visa a fazer a ligação de Manaus ao município de Iranduba, promovendo, ainda, o escoamento da produção agrícola, a integração regional, o incremento do turismo e o desenvolvimento urbano.
Além da capital Manaus, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão serão diretamente beneficiados, além de outros 30 municípios do entorno da Região Metropolitana de Manaus. Atualmente a travessia do Rio Negro é feita por meio de balsas por cerca de 30 a 40 minutos. Com a ponte, o percurso será feito em apenas 5 minutos.

Fonte: Globo Amazônia, em Manaus - 14 de setembro de 2009

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posted by ACCA@7:08 PM