Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 23, 2009

Lixo eletrônico no mundo

O mundo precisa de regras melhores para enfrentar as crescentes montanhas de lixo eletrônico nos países em desenvolvimento, disse Rüdiger Kühr, chefe do secretariado da StEP (Solving the E-waste Problem), cujos mantenedores incluem agências da ONU e empresas como Microsoft e Nokia.

Metais em celulares
Uma tonelada de celulares velhos contém metais no valor de US$ 15 mil. Uma tonelada de celulares usados, ou cerca de seis mil aparelhos, contém;
■ por volta de 3,5 quilos de prata,
■ 340 gramas de ouro,
■ 140 gramas de paládio e
■ 130 quilos de cobre.
Uma bateria de celular contém mais 3,5 gramas de cobre.

Países pobres e contaminação
“Muito equipamento termina no lixo em países pobres,. Muito lixo eletrônico é enviado a países em desenvolvimento, com a exploração de lacunas que permitem a exportação de computadores e televisores para reutilização no exterior. Boa parte dessas exportações também é feita ilegalmente. Com muita frequência, o lixo eletrônico é incinerado, nos países em desenvolvimento, para a recuperação de metais”, afirmou a StEP. É um método barato e potencialmente lucrativo, mas emite toxinas, entre as quais metais pesados e dioxinas.

Padronização de reciclagem
"Os processos e diretrizes que regem a reutilização e reciclagem de produtos eletrônicos precisam ser padronizados mundialmente a fim de conter e reverter o crescente problema do lixo eletrônico ilegal e do desperdício," afirma um comunicado da StEP.

Reciclagem é cara
"A reciclagem, se conduzida devidamente, custa caro. Existem pelo menos 700 contêineres de lixo eletrônico à espera em portos da África Ocidental, parte de uma montanha de cerca de 40 milhões a 50 milhões de lixo elétrico e eletrônico gerada a cada ano, disse Kühr. Mais de 100 milhões de aparelhos celulares são descartados anualmente no mundo

Fonte: G1 - 16 de setembro de 2009

Comentário:
O celular deixou de ser um telefone tradicional de conversação para transformar num sistema de entretenimento eletrônico. Possuem texto, imagem, vídeo, áudio, animação, etc.
As mais recentes pesquisas têm mostrado que cada vez menos usamos o celular para fazer ligações. O aparelho, que nasceu com o propósito de telefonia móvel, vem se tornando uma espécie de plataforma multifunções, que engloba desde tocador de músicas, imagem, texto, console de games.
A cada 15 meses os celulares são substituídos por outros com novas tecnologias, mais versáteis, com novos recursos. Isto significa que centenas de milhões de celulares serão substituídos e os descartados serão enviados, principalmente para os países em desenvolvimento como lixo eletrônico. Assim sucede também com os computadores, com diversas terminologias e tecnologias, tais como; Netbook, Notebook, Laptop, etc. O que prevalece é o consumismo e ostentação dos consumidores.
E o que acontece com o meio ambiente?

Celulares
Atualmente, a quantidade de aparelhos celulares no mundo é estimada em 2008 em 3,6 bilhões de telefones móveis. Mesmo assim, alguns países se destacam, tendo em seu território mais celulares que pessoas.
■ Em número absolutos, a China é a campeã, com 601 milhões de unidades, quase o dobro do segundo colocado. Apesar disso, esse número representa apenas 45,5% de sua população, que é a maior do mundo.
■ A Alemanha, por sua vez, é o país com a maior proporção celulares/população. Com uma população total de pouco mais de 82 milhões de pessoas, a Alemanha tem, de longe, mais celulares que pessoas. Isso porque possui mais de 101 milhões de aparelhos.
■ O Brasil, por sua vez, ocupa a quinta colocação no número total de celulares, com 135 milhões de unidades. Nossa população, estimada em 186 milhões de pessoas, continua numericamente maior que a quantidade de telefones móveis no País. .

Computadores
■ Segundo Teodoro López, vice-presidente da Everis Brasil, no final de 2008 havia 1,231 bilhão de computadores no mundo e os Estados Unidos eram o país com o maior número de máquinas: 262,5 milhões de unidades, 21,3% do total mundial, enquanto que a América Latina contava com apenas 7,8%.
■ Entre os continentes, a Ásia é o que conta com maior número de equipamentos, com 504,4 milhões (41%).
■ No mundo, Canadá, Suécia, Holanda e Suíça são os países com mais computadores por pessoa (90 para cada 100 habitantes), enquanto Bolívia, Indonésia, Paquistão, Quênia e Nigéria apresentam apenas 3 computadores por cada 100 pessoas.
■ De acordo com relatório da Everis, consultoria multinacional de tecnologia da informação de junho de 2009, que engloba dados de 50 países, o Brasil detém hoje 42,9 milhões de computadores, número que o coloca no topo em números absolutos entre os países latino-americanos, equivalente a 3,5% do total global e 45% do total da América Latina.
■ No final da lista, o continente africano conta com apenas 25,6 milhões de computadores (2,1%).
■ Na América Latina, o país que lidera o ranking em número de computadores por habitante é o Chile, com 31,4 por cada 100 pessoas, seguido por Brasil e Uruguai, com 22,1; Argentina, com 20,7; e México, com 19,3.

Somando esses valores de celulares e computadores teremos 4,8 bilhões de equipamentos eletrônicos para uma população mundial de 6,5 bilhões de pessoas.
Estamos consumindo recursos naturais mais do que o planeta é capaz de repor. A degradação ambiental é visível nas cidades, nas florestas, oceanos e rios. A natureza não tem objetivo, mas tem suas próprias leis, implacáveis, para retomada de seu espaço territorial. Os desastres naturais estão cada vez mais constantes.

Vídeo:
Mostra lixo eletrônico na Nigéria, Lagos, onde é despejado anualmente 500.000 computadores em aterros. É apenas a ponta do iceberg do lixo eletrônico, onde os países europeus movimentam 6,6 milhões de toneladas de lixo anualmente em países em desenvolvimento, apesar das proibições internacionais. Mostra jovens queimando componentes eletrônicos para retirada de metais e inalando substâncias tóxicas.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:10 PM