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terça-feira, agosto 04, 2009

Desastre na estrada N-VI, Madri a Corunha


O vídeo mostra um desastre entre uma motocicleta e um carro. O acidente ocorreu numa das estradas mais importantes da Espanha, Madri a Corunha, na estrada N-VI no quilômetro 58. No local existe um entroncamento de conversão de acesso e retorno, onde os carros podem ficar no meio das pistas, separadas por demarcação viária. Veja a foto ao lado.

Cenário do desastre
O carro (cor branca) estava estacionado, sai em direção a estrada para pegar a pista contrária. Ele se aproxima do cruzamento, continua a se mover e no momento que estava no meio da pista aparece um motociclista. Muito provável quando o motociclista viu o carro, ele desviou para esquerda, mas o motorista do carro continuou atravessar a pista. Houve a colisão. Muito provável o motociclista morreu.

Ação de parar
A ação de parar há uma variedade de outras ações que devem ser consideradas. Ao se defrontar com a situação, a ansiedade desencadeada provocará reações físicas, emocionais e cognitivas. Surgirão várias idéias do que fazer e como reagir frente a situação inesperada. E é preciso decidir em frações de segundos, por uma delas. O nível de ansiedade promoverá condições favoráveis ou não na busca do problema. Situações como essa ocorrem o tempo todo. São decisões que poderão promover uma solução tranqüila ou o envolvimento em acidentes.

Falha de engenharia viária e do motorista
Quando o motorista do carro sai do estacionamento para pegar a pista contrária, ele deveria parar no cruzamento (para o americano é o stop, tem de parar) e olhar o fluxo de trafego preferencial. O trânsito da estrada é preferencial.
Esse tipo de conversão viária é perigoso para os motoristas que procuram o acesso a estrada, deve calcular e reagir rapidamente em relação à velocidade de tráfego da estrada.
Existe uma falha de engenharia viária para esse tipo de conversão;
■ De um lado os veículos que estão na estrada não reduzirão as velocidades na passagem nesse local
■ E de outro lado os motoristas que estão procurando os acessos a estrada poderão atravessar em situação perigosa

Houve erro ou imprudência do motorista, mas a falha maior é o tipo de conversão viária existente no local que contribui para conversão para ambas as pistas em situações perigosas.
O correto seria uma rotatória no local para redução da velocidade dos veículos da estrada e que os motoristas possam fazer essa conversão ou retorno com maior segurança.

A substituição de um cruzamento ou acesso por uma rotatória pode ser considerado no seguinte caso: Para o aumento da segurança do tráfego em cruzamentos, nos quais repetidamente ocorrem acidentes com conseqüências graves, os quais podem ser atribuídos ao mau reconhecimento ou condições insuficientes de visibilidade.

As rotatórias podem ser uma forma apropriada de interseção a fim de que o tráfego que se interage tenha um desenrolar seguro e sem grandes contratempos.
Principalmente em estradas fora de áreas urbanizadas, as rotatórias não são, porém substitutos gerais para cruzamentos ou principalmente para acessos, mas possuem investimentos reduzidos e de fácil construção.
Na seleção da forma da interseção deve ser considerado que a característica própria de um trecho tem um significado importante para a segurança do tráfego, baseado na divisão funcional da malha viária, cruzamentos e acessos.

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posted by ACCA@5:44 PM