Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 07, 2009

Incêndio em discoteca na China

O incêndio teve início às 21h25 (horário local) de segunda-feira, 25 de dezembro de 2000, em um estabelecimento comercial, o shopping Dongdu, situado na periferia da cidade de Luoyang. O fogo começou no subsolo e depois se propagou para os demais andares do prédio, atingindo uma discoteca no quarto andar, onde mais de 300 pessoas participavam de uma festa de Natal.

Causa
O fogo provavelmente começou no subsolo que estava sendo reformado para abrigar um novo mercado, disse Fang Shuangjian, diretor de Assuntos Externos da cidade de Luoyang. Segundo Fang, os pedreiros queriam terminar a obra antes do ano-novo chinês (meados de fevereiro) e "não teriam agido com o cuidado suficiente", por isso uma faísca de solda ou um curto-circuito podem ter causado a catástrofe. A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

Vítimas
309 pessoas morreram (135 homens e 174 mulheres). A maioria das vítimas morreu asfixiada pela fumaça. Na tentativa de escapar das chamas, muitos jovens se jogaram pelas janelas do prédio. Sessenta pessoas conseguiram fugir e sete foram internadas com queimaduras de diversos graus e problemas respiratórios.

Pânico
O nightclub estava lotado no momento da tragédia. A popular Dongdu Disco estava quase às escuras e a música era tão alta que muitos dos que estavam lá dentro só perceberam o perigo quando já era tarde demais. O pânico tomou conta dos participantes da festa.
"Quando o incêndio começou, todo o salão virou um caos", disse Wang, uma sobrevivente que tinha as mãos ensangüentadas e o rosto enegrecido pela fumaça.
Ela conseguiu escapar pulando de uma janela, mas não sabia se o marido tinha conseguido se salvar.
Segundo testemunhas, apenas cinco ou seis pessoas tiveram coragem para pular do quarto andar do prédio, enquanto outras foram resgatadas pelos bombeiros nos estreitos corredores. Muitas ficaram agarradas às janelas, olhando para fora, desesperadas.
O Natal não é um feriado oficial na China, mas muitos, principalmente os jovens, costumam festejar a data reunindo-se com amigos, trocando presentes ou indo a restaurantes e clubes noturnos.

Falta de segurança
Moradores locais disseram que o prédio era um verdadeiro emaranhado de lojas e pequenos corredores repletos de caixas.

A segurança do edifício - construído na década de 80, com fachada de vidro e colunas de mármore - não havia sido aprovada numa inspeção realizada na semana anterior ao incêndio, por causa de diversas irregularidades:
■ corredores obstruídos
■ falta de sistemas de alarme contra incêndio e
■ e sistema de chuveiros automáticos.

Corpo de Bombeiros
Foram necessárias três horas e meia para que 750 bombeiros conseguissem extinguir as chamas. Inicialmente, apenas dois caminhões-pipa puderam aproximar-se do prédio, pois as ruas de acesso estavam bloqueadas por vendedores ambulantes.

Falta de fiscalização
As autoridades chinesas demonstram relaxamento na fiscalização com relação a restaurantes, casas noturnas e bares de karaokê que proliferam na China, geralmente com a cumplicidade da administração local e até mesmo de policiais envolvidos diretamente na administração desses estabelecimentos.

Saídas de emergência bloqueadas
Materiais de construção bloquearam as saídas de emergência e os corredores, contribuindo para aumentar a catástrofe.
Na tentativa de sair do prédio, muitas pessoas foram impedidas por causa do bloqueio das saídas de emergência com produtos estocados pelos comerciantes. Quase todos morrerem por asfixia,

Inquérito
As autoridades já abriram investigação para determinar as causas do incêndio, que pode ter sido provocado pela negligência dos operários que trabalhavam na reforma de uma ala para a construção de um supermercado no primeiro andar do shopping.

Fiscalização rigorosa após o incêndio
As autoridades chinesas pediram que fossem adotadas medidas rigorosas de segurança nos edifícios de acesso público durante os meses de inverno, depois que um incêndio matou mais de 300 pessoas na cidade de Luoyang.
O ministro da Segurança Pública ordenou aos governos locais que "não meçam esforços para garantir a segurança" e façam inspeções de hotéis, shopping centers e hospitais. Casas noturnas sem alvará de funcionamento ou que não passem na inspeção devem ser fechadas.

Polícia chinesa faz várias prisões no caso do incêndio em discoteca
As autoridades chinesas prenderam várias pessoas em conexão com o incêndio.
A televisão oficial chinesa diz que 20 pessoas foram indiciadas no caso.

Prisão para os responsáveis pelo incêndio
Um tribunal da China condenou 23 pessoas à prisão por responsabilidade no incêndio.
Segundo a imprensa estatal do país, a mais longa sentença foi de 13 anos de prisão, dada a Wang Chengtai, um soldador acusado de ter iniciado o incêndio e fugido sem acionar o alarme.

Fonte : O Estado de São Paulo, BBC Brasil, Folha de São Paulo, período de 27 de dezembro de 2000 a 22 de agosto de 2001

Comentário:
As deficiências de segurança encontradas na tragédia da discoteca chinesa, praticamente são as mesmas constatadas em outras discotecas no mundo. São as deficiências das autoridades competentes, isto é, o ciclo dos quatro F’s;
■ Falta de recursos dos órgãos responsáveis,
■ Falta de fiscalização,
■ Falta de aplicação das normas de segurança e
■ Falta de prevenção.

País é recordista em tragédias em casas noturnas
Incêndios em restaurantes, teatros, cinemas e discotecas têm sido freqüentes na década, com um saldo de milhares de mortos e feridos.
O incêndio do dia de Natal na província de Henan, que deixou 309 mortos, figura entre os piores acidentes desse tipo nos últimos 50 anos.
Segundo estatísticas oficiais, 971 pessoas já morreram em mais de 36 mil incêndios ocorridos na China durante os três primeiros trimestres de 2000.

Os piores incêndios na China nos últimos dez anos

■ Novembro de 1993: 87 operários morrem e 57 ficam feridos em um incêndio que destrói uma fábrica em Shenzhen (sul).
■ 27 de novembro de 1994: 234 pessoas morrem no incêndio de um clube noturno em Fuxin, província de Liaoning (nordeste).
■ 8 de dezembro de 1994: 324 pessoas, das quais 288 crianças em idade escolar, morrem no incêndio em um cinema da cidade de Karamay, situada na região autônoma de Xinjiang (noroeste).
■ 14 de março de 1995: pelo menos 30 mortos deixa o incêndio em um hotel situado em um centro comercial em Anshan (nordeste).
■ 24 de abril de 1995: 51 pessoas morrem em um bar de karaokê clandestino em Urumqi, a capital da província de Xinjiang.
■ 27 de novembro de 1996: 36 pessoas morrem no incêndio intencional em um prédio residencial de Xangai.
■ 21 de setembro de 1997: 32 mortos no incêndio intencional de uma fábrica de sapatos em Jinjiang, sudeste da China.
■ 29 de março de 2000: Pelo menos 74 pessoas morrem no incêndio em um cinema pornô em Yiazuo na província central de Henan.
■ 22 de abril de 2000: um incêndio em uma avícola de Qinzhu, província de Shandong (leste da China) provoca pelo menos 38 mortos e 20 feridos.
■ O pior incêndio ocorrido na China se deu em 18 de fevereiro de 1977, em um cinema de Xinjiang, causando 694 mortos.

Fonte: Folha Online - France Presse – 26 de dezembro de 2000

Os piores incêndios em discotecas no Mundo

■ Rhythm Nightclub, 23 de abril de 1940; Natchez, Mississippi, EUA; 209 mortes
■ Cocoanut Grove, 28 de novembro de 1942; Boston, Massachusetts, EUA; 492 mortes
■ Summerland Leisure Centre, 2 de agosto de 1973; Douglas, Ilha de Man; 51 mortes
■ Beverly Hills Supper Club, 28 de maio de 1977; Southgate, Kentucky, EUA; 165 mortes
■ Stardust, 14 de fevereiro de 1981; Dublin, Irlanda; 48 mortes
■ Alcalá 20 Nightclub, 17 de dezembro de 1983; Madri, Espanha; 82 mortes
■ HappyLand, 25 de março de 1990; New York , EUA; 87 mortes
■ Kheyvis Nightclub, 20 de dezembro de 1993; Olivos, Buenos Aires, Argentina; 17 mortes
■ Gothenburg Nightclub, 29 de outubro de 1998; Gothenburg, Suecia, 63 mortes
■ Luoyang Nightclub, 25 de dezembro de 2000; Luoyang, China; 309 mortes
■ The Station Nightclub, 20 de fevereiro de 2003; West Warwick, Rhode Island, EUA, 100 mortes
■ Cromagnon Republic Nightclub, 30 de dezembro de 2004; Buenos Aires, Argentina; 194 mortes
■ Wuwang Club, 21 de setembro de 2008; Shenzhen, China; 43 mortes
■ Bangkok Nightclub, 1 de janeiro de 2009; Watthana, Bangkok, Tailandia; 61 mortes

Vídeo
Simulação do incêndio na discoteca The Station Nightclub, 20 de fevereiro de 2003; West Warwick, Rhode Island, EUA, onde morreu 100 pessoas. Observa-se que neste tipo de incêndio, onde não há equipamentos de incêndios adequados e saídas de emergências suficientes, a maioria das pessoas morre asfixiadas.

Marcadores:

posted by ACCA@12:51 PM