Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, junho 19, 2009

Acidentes custam muito mais do que você imagina

Acidentes em locais de trabalho

Os custos indiretos de acidentes industriais levam para valores, às vezes imensuráveis, os custos de produção e de eficiência na maioria das empresas e pode ser diversas vezes os custos de seguro de acidente de trabalho e de pagamento de invalidez para os empregados.
Esses custos, entretanto, são desnecessários. Um estudo liberado recentemente indica que cerca de 85% de todas as lesões e fatalidades nos locais de trabalho podem ser evitadas, cientificando‑se que os empregados foram adequadamente treinados para seus postos de trabalhos, por introdução e exigência que todos os empregados aderissem às praticas seguras nos locais de trabalho, começando pelas gerências e assim como pelos trabalhadores, para firmar um compromisso verdadeiro para segurança dos trabalhadores.
O acidente ocorreu em um instante. O trabalhador recebeu imediatamente os primeiros‑socorros e o ferimento foi tratado. O efeito do acidente (pós-acidente), entretanto, permaneceu no local de trabalho. Os trabalhadores que presenciaram a cena estavam também chocados para reassumirem seus serviços.
A produção parou até que o equipamento danificado fosse removido e substituído por equipamento novo. Os gerentes atribuíram novamente as funções ao trabalhador acidentado, chamaram e explicaram os serviços.
O supervisor preencheu um extenso relatório de acidente e diversos formulários obrigatórios pela legislação. O proprietário da empresa preparou-se para possível questão judicial.

Quais são as implicações de custo para esses eventos interrelacionados?
Na maioria dos casos, tais acidentes, acompanhado com a perda de produção e da eficiência podem ser evitadas, estabelecendo compromissos de segurança entre a gerência e os trabalhadores, instituindo programas regulares de treinamento e de inspeção, efetuando exercícios de treinamento e outros procedimentos.

Certamente, o principal benefício quantificável resultante da introdução bem sucedida do programa de segurança é a redução de acidentes e das taxas de seguro de acidentes de trabalho.

Os benefícios menos mensuráveis (intangíveis), envolvem a interrupção dos custos indiretos de um acidente.

Custos indiretos
Os custos indiretos de um acidente produzem efeitos às vezes imensuráveis nos custos de produção e de eficiência na maioria das empresas.

Eles incluem os seguintes custos:
■ Salários por tempo perdido dos trabalhadores que saíram ilesos do acidente. Os trabalhadores junto à cena do acidente pararam seus trabalhos para prestar atenção ou oferecer ajuda ou conversar sobre a necessidade do acidente ser considerado, quando avalia o impacto financeiro do acidente.
■ Reparo ou substituição de material ou equipamento danificado. Isso inclui o tempo de requisição, entrega e o teste de um equipamento novo.
■ Treinamento e recolocação de trabalhadores. Recrutamento e treinamento de trabalhadores temporários ou permanentes, devem ser considerados pelo setor administrativo com todos os custos incorridos
■ Hora extra. Custos extras para recuperação da produção perdida, ocorrem freqüentemente após um acidente no local de trabalho.

Outros custos indiretos de um acidente, resultam também na perda da produtividade, incluindo os seguintes:

■ Atividade desviada do supervisor. Os salários dos supervisores por tempo gasto no atendimento do acidente devem ser incluídos no custo total do acidente.
■ Salários gastos na produção reduzida. O custo dos salários para retorno de um trabalhador acidentado para sua atividade, poderia ser também um fator, se o desempenho do trabalhador diminuísse.
■ Supervisão do escritório e investigação do acidente. Despesas para investigação do acidente e recomendações de medidas preventivas devem ser consideradas.
■ Custos corretivos e de atendimentos as normas para proteções de equipamento. Após o evento, a resposta às audiências dos órgãos reguladores e modificações para atendimento as normas de segurança podem ser caras, incluindo treinamento de segurança especial, procedimentos e a monitoração dos resultados diretamente relacionados ao acidente.

Custo de negligência criminal
Há um custo potencial experimentado pelos executivos que foram considerados culpados pela violação das normas de segurança em locais de trabalho. Considere o resultado trágico do incêndio na indústria de processamento de alimentos Imperial Food em 1991, localizada próxima a Charlote, Carolina do Norte.
Foi um dos piores acidentes industriais na história do Estado, o qual 25 trabalhadores fora mortos e 50 feridos, por causa das portas estavam fechadas ou bloqueadas ilegalmente.
Um juiz federal ordenou que as seguradoras pagassem 18 milhões de dólares pelas reclamações (indenizações) e como resultado das violações de segurança, o proprietário da Imperial Food foi sentenciado a 19 anos de prisão pelas 25 infrações de homicídio involuntário.

Outro exemplo, a Corte Suprema de Ilinóis ordenou que cinco funcionários públicos da Chicago Magnet Wire permanecessem como provas das acusações criminais, pois eles foram responsáveis pelas lesões reclamadas pelos empregados.
A decisão procede das acusações contra os funcionários, que permitiram mais de 40 empregados ficassem doentes pela exposição de doze substancias químicas perigosas. Os peritos legais disseram que a decisão, provavelmente servirá como exemplo para acusações adicionais contra funcionários públicos em caso de lesões em empregados em outros estados.

Caso real
De acordo com o Conselho Nacional de Segurança (National Safety Council) os custos indiretos de acidentes industriais são aproximadamente quatro vezes os custos diretos reais.

Em outras palavras, os custos reais de acidentes em locais de trabalho são algumas vezes o preço do seguro de acidente de trabalho e de pagamentos de invalidez para os empregados.
Quando esse cálculo é combinado com os custos incorridos pelos executivos, defendendo‑se contra responsabilidade civil e penal, o custo verdadeiro do acidente em locais de trabalho torna-se exorbitante.
Esses custos, entretanto, são desnecessários. Um estudo liberado recentemente indica que cerca de 85% de todas as lesões e fatalidades podem ser evitadas.


As pesquisas indicam que os principais acidentes em locais de trabalho originam‑se de erro humano ou desatenção, que pode ser evitado pelos trabalhadores, certificando‑se que eles foram treinados adequadamente para seus postos de trabalho, por introduzir e exigir o envolvimento de todos os trabalhadores nas práticas seguras nos locais de trabalho e começando pelas gerências e assim como pelo pessoal de chão de fábrica para constituírem um compromisso verdadeiro à segurança dos trabalhadores.
Esses fatores mencionados estão indicados entre as recomendações da OSHA (Occupational Safety and Health Administration - Administração de Saúde e Segurança Ocupacional), que fazem parte de um programa de segurança e saúde.

Estudo após estudo mostrou o papel crucial que a gerência representa no programa eficaz de segurança.
Tal interesse torna‑se evidente pelas opções : compromisso oficial pelo nível elevado do programa de segurança, recompensa para os supervisores em relação aos índices de segurança registrados pelos trabalhadores e de comparação dos resultados de segurança em relação aos objetivos pré-ajustados.

O exemplo de um bom gerenciamento completo é o programa de controle de perdas.
Se fosse exigido capacete de segurança para determinado local, os executivos também usariam esses capacetes de segurança. Se os trabalhadores vêem os executivos desrespeitando as regras de segurança ou tratando situações levemente perigosas desconsiderando as normas, eles sentirão que também tem direitos de transgredir as normas.

As organizações mostram seus interesses para controle de perdas, estabelecendo uma política de segurança objetiva e assumindo responsabilidade para sua execução.

Etapas essenciais à segurança
Investindo em locais de trabalho mais seguro, reduzem as despesas de tratamentos de trabalhadores e ajuda as seguradoras controlar os prêmios de seguros e impedem acidentes em locais de trabalho. Igualmente importante é a eficácia nos padrões de segurança no local de trabalho, que estimula o trabalhador negligente através da transmissão de mensagem, onde a empresa preocupa‑se com as pessoas para proteger sua saúde e segurança.
Os problemas de segurança podem ser evitados facilmente e economicamente, obedecendo as seguintes etapas:

Intensificando a limpeza
Parece simples, mas tais atividades como mantendo o piso varrido e a desobstrução de corredores, realizam a principal contribuição para reduzir o número de acidentes em indústrias e em escritórios.
Vale a pena, prestar atenção aos artigos aparentemente inofensivos, transformam‑se em perigos, como exemplo, a água derramada em volta do bebedouro ou corredores obstruídos por fios e caixas.

Gestão regular em inspeção de segurança
Ao menos a sua empresa é grande suficiente para empregar um consultor de segurança em período integral ou parcial, considere os custos de serviço do consultor de segurança para inspecionar as instalações uma ou duas vezes ao ano. Para encontrar um consultor, consulte sua seguradora, a qual poderá oferecer seu serviço ou indicar um especialista.

Gestão regular em treinamento de incêndio
Se você contrata um consultor de segurança, peça sugestões na freqüência para treinamento de incêndio. Como regra, as atividades industriais necessitam de treinamento duas ou três vezes ao ano, mas alguns tipos de empresas que processam líquidos ou substâncias inflamáveis necessitariam de treinamento mais freqüente.

Treinamento de empregados para conscientização de segurança
Alertar os trabalhadores para as áreas que possuem risco potencial de segurança, tais como: escada, passarela, eletricidade e iluminação
Muitos acidentes podem ser evitados, orientando os novos empregados para seu ambiente de trabalho ou lembrando os trabalhadores atuais de acidentes passados e procedimentos para evitá‑los no futuro.

Melhoria contínua em treinamento de segurança
Poucas empresas deixariam de treinar seus trabalhadores na operação de máquinas pesadas, mas um número surpreendente de empresas permite que usem equipamentos de escritórios, que podem também causar acidentes.

Os princípios de treinamento incluem:
■ Instrução para todos os empregados na operação de máquinas com segurança,
■ Indicar os procedimentos de segurança para os empregados e
■ Treinamento em primeiros socorros.

Cada uma dessas recomendações ou sugestões pode ser executada economicamente e reduzirá os acidentes em locais de trabalho, em empresas de todos os tipos.

Benefício real
Um exemplo desse resultado positivo é visto na Autoridade Recreativa de Metro Parks Detroit, Michigan. A organização cortou o premio do seguro de acidente de trabalho em mais de 150.000 dólares após ter experimentado uma redução de cinqüenta por cento na freqüência e na severidade do acidente.
Em consulta à seguradora, foi executado um rígido programa de segurança em locais de trabalho. O programa consistiu de seminários de treinamento em segurança, inspeção em locais de trabalho e procedimentos de trabalhos, investigação das causas de acidente e prevenção e monitoração constante.

Além da redução do premio de seguro, a organização experimentou um incremento na eficiência e conduta do empregado.

Como sua empresa empreende um programa de segurança, considere a analise do custo e beneficio mencionado acima. Além da simples norma de segurança da empresa, você tem um numero de opções a respeito do grau a que sua empresa investe em segurança do empregado.

Subentendido esse esforços, é convicção para muitas empresas que é moralmente correto melhorar a segurança e saúde no trabalho e fazendo assim intensificará a eficiência e qualidade de vida de trabalho dos empregados em todos os níveis.

Fonte: Haig Neville, Haig Neville Associates, empresa de consultoria de gerenciamento de riscos, Michigan, USA.

Vídeo:
Mostra uma série de acidentes que leva alguns segundos para ocorrer e sua conseqüência para a vida


Marcadores:

posted by ACCA@7:39 AM