Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, maio 12, 2009

Nove pessoas ficaram feridas na explosão de gás em Maryland

Oito bombeiros e um trabalhador da companhia de gás ficaram feridos em uma explosão de gás natural em um centro comercial em Forestville, Maryland, na quinta-feira à tarde, 7 de maio de 2009.

De acordo com porta-voz do Corpo de Bombeiros do condado de Prince George's, Mark Brady, o corpo de bombeiros recebeu a chamada às 12h54min. Os primeiros bombeiros chegaram ao local cinco minutos depois e detectaram um forte cheiro de gás natural no interior de algumas das lojas no centro comercial Penn Mar.

Os bombeiros passaram os primeiros minutos no local evacuando as pessoas das lojas. Cerca de 45 pessoas foram retiradas das primeiras cinco lojas. A sexta loja em frente à área do vazamento estava desocupada. Os bombeiros solicitaram ajuda da companhia de gás e uma equipe chegou rapidamente ao centro comercial.

De acordo com Brady, os bombeiros descobriram na parte detrás do centro comercial, bolhas de gás a partir do solo nos fundos das lojas. Pelo registro das comunicações dos bombeiros, houve alguns minutos depois uma explosão que rompeu por detrás do edifício. A explosão ocorreu cerca de 13h20 min, no momento da comunicação de rádio entre os bombeiros com urgente pedido de transmissão de "Mayday" a partir de uma chamada de um dos bombeiros.

O vídeo da explosão foi capturado por uma câmera montada em uma viatura de bombeiros na frente do edifício.

Houve um flash que imediatamente se propagou através da construção e causou algumas vitimas. Surgiu imediatamente um pequeno incêndio que continuou a queimar no interior da loja.

O vídeo mostra o telhado parece levantar-se e, em seguida, cai novamente no mesmo lugar. A parede traseira da estrutura da edificação cedeu com a violência da explosão.
Vidros e fragmentos das edificações ficaram espalhados em mais de 20 metros do estacionamento defronte ao centro comercial.

Oito bombeiros e um trabalhador da companhia de gás foram atingidos pelos estilhaços da explosão. Os bombeiros rapidamente começaram a ajudar aqueles que foram feridos. Um pedido de reforço de bombeiros e viaturas foi solicitado após a explosão.

Um dos bombeiros sofreu queimaduras de segundo grau e lesões faciais devido a estilhaços, enquanto outros feridos sofreram ferimentos provocados por estilhaços. Os feridos na explosão foram tratados e liberados e somente dois permanecem hospitalizados na Unidade de Queimados do hospital Washington Center.

A explosão causou US$ 2,5 milhões em danos para as seis lojas do centro comercial.

Fontes: Fire House – May 5, 2009 e CNN News - May 7, 2009

Comentário:
Para que haja explosão em um vazamento de gás, deve atender as seguintes condições:
■ Mistura; ar mais combustível
■ Uma fonte de ignição
■ Propagação da reação
O resultado dessa reação é a deflagração formando onda de sobrepressão (onda de choque) que pode provocar danos. A onda de choque provoca liberação de energia, que por sua vez aumenta a pressão que se propaga e sua temperatura.
■ Efeitos da onda de choque (sobrepressão) na edificação;
Danos estruturais
Quebra de vidros
■ Efeitos da onda de choque (sobrepressão) no ser humano;
Morte por hemorragia no pulmão
Morte por impacto
Ruptura do tímpano
Ferimentos por impacto
■ Efeitos da radiação térmica
Depende da intensidade do fluxo de radiação e do tempo de exposição
Combustão espontânea de materiais
Danos em equipamentos
Queimaduras graves no ser humano
Nesse acidente alguns bombeiros tiveram ferimentos por impacto (estilhaços) e queimaduras.

Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:22 AM