Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, março 06, 2009

Wii: o jogo é virtual, mas a lesão pode ser real

O console interativo Wii da Nintendo propõe ao jogador que faça exercícios físicos através de videogames, mas os médicos advertem que, como num esporte de verdade, existe o risco de dor ou lesão se praticado de forma intensiva e sem um aquecimento prévio.

A Nintendo afirma ter apenas conhecimento de jogadores que sentiram os músculos inchados, mas os pesquisadores britânicos do Hospital Leeds Teaching identificaram uma lesão, à qual deram o nome de "Wii Knee", que afeta o joelho dos jogadores despreparados, os chamados esportistas de fim de semana, que passam muitas horas usando o console.

O risco de lesão existe evidentemente como em toda atividade física.
Patrick Bacquaert, diretor médico do Instituto francês de Biologia e Medicina do Esporte recomenda os seguintes cuidados:
■ A primeira precaução é fazer um aquecimento antes de jogar e fazer pausas com regularidade.
■ Com o Wii, o jogador não tem limite de tempo, como quando reserva uma quadra de tênis e, se está absorto no jogo, pode passar várias horas seguidas, o que favorece a tendinite.
■ O pulso e o joelho são as zonas do corpo mais expostas as lesões quando se joga o Wii Sports - que inclui tênis, golfe, beisebol, golfe e boxe - ou o Wii Fit - programa de ginástica.

Os programas Wii Sports e o Wii Fit são os dois maiores êxitos do console, dos quais foram vendidos 40 milhões e 14 milhões de exemplares, respectivamente, em todo mundo.

O que diz os praticantes
■ "Senti dores no joelho e nas costas depois de passar uma parte jogando tênis com amigos", explica Olivier Lefebvre, de 43 anos. "Como faço menos esporte que eles, tive que fazer um esforço maior e me prejudiquei. No dia seguinte, eles não tinham problema algum", acrescenta.
"Deixei de jogar durante uns dias e fui melhorando. Agora vou com cuidado de não fazer esforço demais e faço pausas. Jogo como se fizesse esporte. Tento evitar os excessos", afirma ainda.
■ As precauções não evitam, no entanto, os acidentes. Jogando com um programa de snowboard para Wii em novembro, o ciclista profissional britânico Mark Cavendish machucou levemente a panturrilha.

Recomendação do fabricante
No máximo, temos conhecimento de músculos inchados. Isso afeta principalmente as pessoas que fazem pouco ou nenhum esporte ou as que têm, por exemplo, excesso de peso. Recomendamos a essas pessoas que façam um check-up com seu médico antes de jogar para comprovar que não têm riscos, explica Mathieu Minel, diretor de mercado da filial francesa do grupo japonês.

Não há registro de acidentes
A Nintendo, por sua parte, assegura não ter recebido queixas de lesões graves de jogadores, mas recorda que é importante respeitar certas precauções.

Fonte: Yahoo News - Sex, 06 Fev, 2009

O mundo virtual do entretenimento está provocando doenças típicas relacionadas ao trabalho precocemente, tais como;
■ lesões de esforços repetitivos,
■ problema de acuidade visual denominado de "Síndrome de Inibição monocular" em pessoas que trabalham durante muitas horas colocadas de forma incorreta em frente tela do computador,
■ problema de audição (surdez) devido à utilização de fones de ouvido de aparelhos de eletrônicos.
A vida moderna tem criado condições para o desenvolvimento de obesidade em crianças na medida em que, os pais impedem seus filhos de saírem de casa por causa da violência nas ruas. Desta forma, as crianças não podem correr nas praças, andar de bicicleta e participar de outras brincadeiras de criança, ou seja, não queimam calorias. As crianças ficam em casa, em seus quartos, jogando videogames, navegando na internet, assistindo vídeos ou TV´s.
Uma pesquisa americana revelou que 26% das crianças e jovens, numa amostragem de 4000 entre 8 e 16 anos, passavam quatro ou mais horas diariamente em frente da televisão. É necessário que os pais monitorem melhor as atividades de seus filhos, impondo horários para se dedicarem às diversas atividades, inclusive à prática de esportes.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:21 AM