Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, março 28, 2009

Baleias e golfinhos encalham na costa australiana

Cerca de 87 baleias e golfinhos encalharam ao longo de 6 km de praia na Baia de Hamelin, distante 280 km ao sul de Perth, Austrália, na segunda-feira, 23 de março de 2009.

Um gigantesco esforço de salvamento envolvendo até 180 voluntários, agentes de vida selvagem, funcionários do Departamento de Ambiente e Conservação (DEC) e veterinários começaram na segunda-feira. Trabalharam durante a noite para estabilizar os sobreviventes, que custou a vida de mais de 70 baleias e golfinhos.

O esforço ao longo de mais de dois dias para salvar as 87 baleias encontradas na Baia de Hamelin, quase terminou com menos de 10 baleias que sobreviveram.

As baleias sobreviventes, que medem até seis metros e pesam até 3,5 toneladas, foram erguidas por lingas e foram transportadas individualmente por terra à Baia de Flinders, distante 20 km, com águas calmas e profundas, com poucos recifes.

Com o apoio da Dolphin Discovery Centre, o pessoal do DEC, e cientistas da Universidade de Murdoch e veterinários do zoológico de Perth, mediram as carcaças e tiraram amostras de DNA para permitir aos cientistas avaliar a informação genética e estrutura populacional dos cetáceos.
Após estas avaliações e autópsias, as baleias mortas serão transportadas para uma área de descarte de resíduos em Shire Augusta-Margaret River. O local tem recursos e equipamentos para este tipo de processo de descarte.

Segundo encalhe após 48 horas de salvamento
Uma patrulha aérea localizaram seis baleias encalhadas em dois locais.

Histórico de encalhe
No início de março de 2009, 194 baleias-piloto e sete golfinhos ficaram encalhadas em banco de areia na Tasmânia e apenas 54 baleias e cinco golfinhos puderam ser salvos. Em janeiro, 45 cachalotes morreram depois de ficar encalhadas em diferentes bancos de areia na Tasmânia .
Houve 21 grandes encalhes de baleias e golfinhos, ao longo da costa oeste australiana, desde 1984, de acordo com o DEC.

Fonte: Perth Now - March 25, 2009

Comentário:
Alguns especialistas dizem que é suicídio coletivo, com origem desconhecida, que acontece desde o século passado. Outros afirmam que a poluição, sonora, por óleo ou gás, exploração ou manobras militares, afeta o sonar das baleias. Sem seu sonar, os cetáceos ficam impossibilitados de calcular sua distância da costa e acabam por nadar cegamente. Isso é extremamente perigoso em um lugar onde a formação geográfica facilita o encalhe das baleias.

Vídeo


Click - Transporte de baleias

Marcadores:

posted by ACCA@9:42 PM