Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Agricultor cria bomba de água com bicicleta em MG

Um agricultor de Limeira do Oeste, Minas Gerais, usou a criatividade e peças de uma bicicleta para montar uma máquina que funciona como bomba, que puxa água de cisternas. A invenção facilitou a vida da família de Eterno Donizetti de Souza, que vive em um assentamento criado em 2007. As condições de moradia são simples e não há água encanada nem energia elétrica.

Para conseguir água, apenas retirando de cisternas, com o uso do balde ou de uma bomba manual. “O desgaste era muito e tirava menos água. Dava muito cansaço”, diz o agricultor. Na falta de tecnologia, Souza usou a imaginação para facilitar o processo.

Com pequenas adaptações, o inventor acoplou a bicicleta a uma bomba de água. O projeto ficou pronto em três meses e atraiu a atenção de vizinhos do assentamento.

A eficácia da máquina foi comprovada. Com o método manual, a quantidade retirada de água não ultrapassava os 500 litros por dia. Com a “bomba de água com bicicleta”, nome com que Souza batizou seu projeto, o volume dobrou.

A bomba despertou a atenção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A invenção foi selecionada e disputou com mais 115 projetos de todo o estado o título de “Criatividade Rural”. Ele conseguiu o segundo lugar.

Segundo o técnico da Emater, João Paulo Aguiar, que descobriu a invenção ao visitar o assentamento, a bicicleta foi escolhida por reduzir custos e reaproveitar materiais.

Fonte: G1 – 24 de fevereiro de 2009

Comentário
É um projeto simples e eficiente sem gastos adicionais, utilizando apenas a estrutura da bicicleta acoplada a uma corrente e coroa que aciona a bomba. Outro projeto simples, também com bicicleta sendo utilizada para acionar um alternador para carregar uma bateria, para fornecer energia para locais sem instalação elétrica.
São equipamentos simples, úteis para países pobres que poderão ajudar em sistema de irrigação de pequenas áreas, fornecimento de água para consumo familiar e iluminação.
Esses projetos fizeram parte de um concurso de "Criatividade Rural" que foram inscritos 120 projetos em 2008 e após passar por algumas triagens, cinco foram classificados e premiados.
O presidente da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), José Silva, declarou que "o prêmio foi uma maneira muito simples de mostrar na prática, que criatividade e inovação não são complicadas, e não estão restritas só aos que possuem uma formação acadêmica". Para o presidente da Emater-MG, "o Criatividade Rural resgata valores e a simplicidade da vida".

Vídeo

Marcadores:

posted by ACCA@10:36 PM