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terça-feira, janeiro 27, 2009

Carro voa 30 metros e fica preso no telhado de igreja

Foto ampliada do local do acidente


No domingo à noite, 25 de janeiro, o motorista de um carro Skoda, com excesso de velocidade perdeu controle do seu carro, saiu da estrada e bateu violentamente numa barreira de segurança e foi arremessado por um aclive íngreme, que funcionou como uma rampa, voando quase 35 metros e atingiu o teto da igreja e ficou preso a 7 metros de altura.
Para o automóvel, a rampa se comportou como uma pista de salto de esqui, disse Knut Wagner, da polícia de Chemnitz.

Álcool
A polícia alemã fez teste alcoólico no motorista, para verificar vestígio de álcool, na segunda-feira, 26 de janeiro.



Resgate
Os bombeiros utilizaram escada mecânica para alcançar o motorista, 23 anos, que ficou preso a 7 metros de altura.
Após duas de trabalho os bombeiros conseguiram retirar o motorista do carro, com ferimentos graves, mas não corre risco de vida.


Milagre
Para o pastor protestante alemão Johannes Schubert não há dúvidas: "Aqui houve milagres", comentou ao ver que um carro tinha atingido o teto de sua histórica igreja, na localidade de Limbach-Oberfrohna, em Saxônia.
O primeiro milagre é que o motorista do automóvel, um jovem de 23 anos, sobreviveu ao espetacular acidente.
Outro milagre foi que a igreja, que tem 400 anos e em grande parte é feita de madeira, não se incendiou apesar da grande quantidade de gasolina derramada no acidente. "É algo incomum, não acredito”, disse o pastor protestante.
O ministro, Johannes Schubert, disse: "A igreja podemos reparar, mas para o jovem teria sido uma história diferente se Deus não tivesse olhando para ele. Deus se move de forma misteriosa, para realizar seus milagres".

Fontes: Mail Online -26th January 2009 e The Sidney Morning Herald -January 27, 2009


Comentário
Esse acidente mostra como a incerteza, a imprevisibilidade pode penetrar no resultado de análise de risco e exigir o seu direito de provocar um acidente.

No Brasil tivemos casos incomuns;
■ Estrada com nível de segurança elevado (Rodovia dos Imigrantes, Santos-São Paulo) passarelas foram derrubadas por caminhões basculantes cujas caçambas estavam suspensas, sendo um dos acidentes houve vítima fatal.
■ Na mesma rodovia o motorista perde o controle do carro, atravessa o canteiro central e colide com outro carro na pista contrária, também com vítima fatal.
■ Motorista dirige na contramão na Rodovia dos Imigrantes, por cerca 9 km. Não houve colisão.

Nesse acidente na Alemanha, o motorista estava dirigindo no mínimo a 100 km/h, para atingir a velocidade necessária para percorrer a distância de 35 metros em vôo e numa altura de 7 metros, a qual atingiu o teto da igreja.

Esses acidentes podemos considerar como eventos de incerteza ou imprevisibilidade, que na maioria dos casos descartamos na análise de risco, que poderão gerar acidentes sérios ou catástrofes dependendo do tipo de atividade e processo industrial.

Um dos fatores que podem complicar o resultado de uma análise de risco é a incerteza. A maior parte das decisões, sobretudo as mais importantes, é tomada com base em algum tipo de previsão, o que, por si só, já coloca o fator incerteza no processo de decisão. Mesmo que o problema não exija alguma previsão, outro fator complicador‚ é a insuficiência de informações (a nossa experiência é de acidentes passados e conhecidos). Dessa forma, torna-se importante fazer uma avaliação do grau de incerteza existente no processo de decisão, ou seja, procurar uma estimativa do risco envolvido.
Na maioria das vezes na análise de risco não especificamos o nível de segurança que desejamos. É necessário analisar o desempenho de um sistema de segurança para o qual existe pouca ou nenhuma experiência ou informação.
Nessa etapa geralmente desprezamos essa análise por falta de conhecimento ou experiência e o coeficiente de carregamento de segurança de risco reduz (lembrando o coeficiente de segurança em projeto, se você escolher um coeficiente de segurança baixo pode levar à estrutura a possibilidade de ruptura e a escolha de um coeficiente de segurança alto pode levar a um projeto anti-econômico). A análise de risco funciona de maneira semelhante.
Nessa etapa devido à falta de análise (falta de conhecimento, experiência, etc) as falhas latentes podem penetrar no sistema e permanecerem inativas no seu interior, tornando-se evidentes somente quando uma combinação especial de fatores consegue vencer as barreiras do sistema (um acidente, por exemplo).
Escolher uma decisão consiste em avaliar a melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos, a partir de certa quantidade de informações, com o propósito de atingir um objetivo estabelecido.

A incerteza é inerente aos processos industriais, falhas humanas e ambientais. Na sua abordagem podemos ter duas condições:
■ os eventos sejam conhecidos totalmente ou
■ parcialmente ou eventos considerados desconhecidos por falta de previsão
Em ambos os casos a análise de risco é de fundamental importância.

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posted by ACCA@4:47 PM