Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, outubro 08, 2008

Dona de casa encontra cobra em alface


A dona de casa Maria da Graça Leite, surpreendeu-se ao abrir a geladeira, por volta das 21h de quarta-feira, 1 de outubro de 2008, e encontrar uma cobra de aproximadamente 50 centímetros.

Cobra estava no saco de alface
O animal estava enrolado dentro do saco de alface orgânico que Maria comprou, às 14h30min, no mercado Direto do Campo, da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, Santa Catarina. Ela não percebeu a presença do animal quando lavou as frutas e guardou a alface na geladeira do apartamento.

Chamou o zelador e Bombeiro
Ao perceber que a cobra estava em sua geladeira, Maria chamou o zelador do prédio. A ajuda não foi suficiente e o Corpo de Bombeiros foi convocado para remover a cobra, que já havia se desenrolado e passeava pela geladeira da dona de casa.
O animal foi capturado e morto por volta das 21h15min. De acordo com os bombeiros, tratava-se de um filhote.

Tipo de cobra
A espécie é conhecida como "jararaca dormideira" e não pertence à família das jararacas peçonhentas.
Segundo o biólogo Jean de Souza, do Centro de Informações Toxicológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a jararaca dormideira e a verdadeira, que é peçonhenta, apresentam diferenças que permitem identificá-las.
A dormideira apresenta manchas em forma listras de tigre no corpo. A verdadeira tem manchas na forma da letra V invertida. Outra característica é a presença de um orifício na cabeça da jararaca verdadeira, entre o olho e a narina, chamado fosseta loreal.
A jararaca dormideira se alimenta de lesmas, enquanto que a verdadeira come roedores. O biólogo acredita que o filhote estava no pé de alface procurando alimento.
Segundo ele, ao encontrar uma cobra, a pessoa pode tentar coletar o animal e levá-lo até o Centro de Informações Toxicológicas, que fica no Hospital Universitário. Para isso, o ideal é que a pessoa mantenha distância de no mínimo um metro, pegue um cabo de vassoura, envolva o animal por baixo e coloque-o em um vidro, tentando manter o máximo de distância possível.

Fonte: Diário Catarinense – 01 de outubro de 2008

Comentário:
Em outros Estados, já tiveram casos semelhantes;
■ Em agosto de 2007, na cidade de Luziânia, Goiás, ao se preparar para lavar um pé de alface comprado em supermercado, Fabrício Izidoro Tigueiro, levou um susto. Todo enrolado entre as folhas, estava um filhote de cobra com cerca de 30 centímetros de comprimento. O jovem usou uma enxada para matar o réptil. A gerência do supermercado que vendeu o alface afirmou que fará uma reclamação ao fornecedor das hortaliças e um funcionário deverá fiscalizar melhor os produtos.
■ Em setembro de 2008, na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul, uma dona-de-casa levou um tremendo susto. Ela fez a feira da semana, mas não sabia que junto com o inofensivo pé de alface havia um perigo mortal. Chegou em casa e guardou tudo na geladeira, como de rotina. Ao abrir a sacola das verduras deparou-se com uma cobra da espécie jararaca, cujo veneno pode ser letal se a vítima não for socorrida em tempo.
Foi preciso chamar os bombeiros para capturar o réptil, que media cerca de 80 centímetros. Como em Naviraí não há um local apropriado para levar animais como esse, a jararaca acabou sendo solta em uma área afastada, de mata fechada.
Os bombeiros disseram que esse caso não é o único, já teriam sido registradas outras ocorrências semelhantes no País.

Cada vez mais o Homem está invadindo o habitat dos animais e da natureza. No futuro bem próximo veremos a disputa do Homem contra a Natureza. Mas a natureza é implacável quando exige a retomada de seu espaço territorial.

Marcadores:

posted by ACCA@11:15 PM