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quinta-feira, setembro 18, 2008

Estouro de pneu mata

Estouro de pneu mata borracheiro

O borracheiro Vanderlei Moraes, 31 anos, morreu na manhã de segunda-feira, 15 de setembro de 2008, vítima de um acidente de trabalho em Pouso Redondo, no Alto Vale, Santa Catarina, na Borracharia Scoz, às margens da BR-470.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ele estava enchendo o pneu de um caminhão quando estourou. Com a força do estouro, o anel de fixação interno do pneu, uma peça de metal, o atingiu na cabeça. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, mas morreu cerca de duas horas depois.

Causa provável
Segundo o sargento Vanduir Rodrigues Costa, do Corpo de Bombeiros de Pouso Redondo, o anel de fixação é removido e colocado de volta no pneu a cada substituição. O que pode ter acontecido é o anel do pneu não ter sido fixado corretamente na roda e com a pressão de cerca de 200 libras do enchimento, o pneu arrebentou e a peça se deslocou com força.

Inquérito policial
A Polícia Civil de Pouso Redondo aguarda o laudo do Instituto Médico Legal para verificar se haverá a necessidade de instauração de inquérito policial para investigar o caso. A polícia já adiantou, no entanto, que, conforme apuração, a morte teria sido uma fatalidade.

Fonte: Diário Catarinense - 16 de setembro de 2008

Borracheiro morre após estouro de pneu em Rio Pardo

Por volta das 14h30min, de sexta-feira, 29 de agosto de 2008, o borracheiro enchia um pneu de caminhão, numa borracharia do bairro Jardim Boa Vista, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. quando houve estouro do pneu que atingiu a sua cabeça.

Paulo Fernando da Rosa foi socorrido por bombeiros ao Hospital dos Passos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de uma hora depois.

Ele, que trabalhava há mais de uma década no estabelecimento, deixa a mulher e duas filhas. O sepultamento, com horário ainda indefinido, será amanhã no Cemitério Municipal de Rio Pardo. A Polícia Civil do município está investigando as circunstâncias do acidente.

Fonte: Zero Hora – 29 de agosto de 2008

Comentário
A pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva. Esta pressão pode ocasionar a explosão do pneu com uma força tão grande que se a pessoa for atingida por um componente de aro ou pneu, pode morrer ou ficar seriamente ferido.
As agências de segurança australiana e americana alertam do perigo de fazer reparo de pneus de máquinas/equipamentos sem obedecer a procedimento de segurança. As agências relatam inúmeros casos de explosões de pneus no momento de suas retiradas ou reparos em rodas, provocando acidentes fatais ou ferimentos graves.

Simulação de explosão de um pneu de 16 polegadas e roda 16,5 polegadas



Algumas das principais recomendações da Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA);

Recomendações
1.Os empregados não devem ser permitidos trabalhar nas rodas com trincas e fissuras até que estejam treinados e instruídos nos reparos de todos os tipos de rodas
2.Não utilizar soldagem em rodas com pneus inflados
3.Não utilizar sobrepressão em pneus (pressão acima do permitido, de acordo com a especificação do pneu)
4.Inflar pneus à distância, através de mangueira e controle de pressão
5.Esvaziar o pneu antes de retirar a roda
Riscos em potencial
1.Inflar rapidamente um pneu vazio
2.Inflar pneu muito quente (ar quente)
3.Pneus quentes
4.Estrutura da roda danificada
5.Procedimento de trabalho inseguro (ferramentas inadequadas, soldagem, não obedecer à especificação técnica do pneu e roda)

■ Evite acidentes graves ou até mesmo fatais seguindo estas recomendações;
1-Não aqueça as rodas na tentativa de torná-las "moles" para facilitar o processo de desempenho ou reparos devidos a batidas ou fortes impactos.
2-Liga especial utilizada em rodas sofre tratamento térmico e um aquecimento descontrolado pode descaracterizar as propriedades mecânicas da roda.
Nunca submeta a roda a qualquer operação de enchimento com solda.

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posted by ACCA@10:24 PM