Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, setembro 04, 2008

Condenação faz Ambev promover campanha contra assédio moral


Até novembro, a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) vai divulgar, nos veículos de imprensa do Rio Grande do Norte, campanha publicitária contra a prática do assédio moral no trabalho.

A campanha é resultado de um acordo entre a empresa e o MPT (Ministério Público do Trabalho), depois de a empresa ser condenada por assédio moral contra seus empregados no Estado.

Motivo
Segundo o MPT, entre as práticas narradas pelos empregados estava à obrigação de assistirem às reuniões em pé e de fazerem "a dança da garrafa", caso não cumprissem as metas.

Anúncio da campanha
Durante quatro meses, a campanha será veiculada em cinco rádios locais de freqüências AM e FM, em quatro emissoras de televisão com alcance em todo o Estado, em três jornais de circulação local diária e em 40 outdoors. O nome da empresa não aparece nos anúncios.

Indenização
Em ação civil pública movida pela Procuradoria Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, órgão do MPT, a Ambev foi condenada pela Justiça do Trabalho, em 2006, em primeira instância, a pagar a indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão, decorrente da prática de assédio moral contra seus funcionários.
Após essa decisão judicial, um acordo extrajudicial foi elaborado pelo MPT, com a presença da assessoria jurídica da Ambev, com o objetivo de acertar a aplicação da indenização estabelecida no primeiro julgamento. Parte do dinheiro está sendo usada na campanha. O restante, pelo acordo, foi utilizado em dois veículos, entregues à Superintendência Regional do Trabalho, que serão usados nas fiscalizações feitas pelo órgão.

A assessoria de imprensa da Ambev informa que a empresa considera o assunto como um caso do passado e não vai comentá-lo.

Fonte: UOL Empregos – 08 de agosto de 2008

Comentário
Atualmente as empresas têm um padrão do tipo taylor-made de apresentação à sociedade através da Responsabilidade Social. É o marketing das causas sociais que está em voga nos últimos anos. É mais discurso do que uma ação prática. Veja o exemplo da empresa Ambev em relação ao assédio moral. Acessando o site da Ambev, encontraremos em um dos tópicos o código de conduta da empresa.
Legalidade e ética
A AmBev é uma empresa que atua em diversos países e para manter unida nossa companhia, nossos funcionários devem agir com base em valores e objetivos comuns. Isso se reflete nas atitudes diárias adotadas por todas as pessoas que fazem parte da AmBev e assumem um termo de compromisso com os padrões descritos em nosso Código de Conduta de Negócios.
O Código de Conduta de Negócios é o nosso compromisso com uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre nossos profissionais. Esse valor também inclui a responsabilidade perante os consumidores, expressa no investimento para colocar no mercado produtos de alta qualidade e criar canais eficazes para acolher suas eventuais reclamações.

Como uma empresa possa ser preocupada com a comunidade, se ela própria induz através da publicidade o consumo de bebida alcoólica e consequentemente transforma o consumidor em um dependente alcoólico (alcoólatra) ou é um apreciador da bebida habitual, alegre, sempre com gente bonita, sorridente, cantando, falando mal do emprego ou do chefe, etc.
Como se diz, a persistirem os sintomas de consumo de bebida alcoólica, beba com moderação. É o alerta das empresas de bebidas alcoólicas.

Interessante atualmente é o modismo da Responsabilidade Social no meio industrial. Empresas médias a multinacionais, levantam a bandeira do socialmente correto, enquanto isso, nas suas respectivas atividades ocorrem acidentes de trabalho, locais de trabalho inadequados, sobrecargas de trabalho, terceirização das atividades potencialmente perigosas, etc.

O que é a responsabilidade social
Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social. Para Oded Grajew do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.(GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).

Marcadores:

posted by ACCA@8:46 AM