Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, julho 24, 2008

Soldador morre durante explosão

Em 21 de maio de 1998, às 10 h 35 min, um homem, de 38 anos, morreu em conseqüência de uma explosão, que ocorreu quando soldava peças na parte traseira de um caminhão coletor de lixo industrial.
As informações foram obtidas com a polícia, corpo de bombeiros e do relatório do legista.
A construtora era de propriedade do irmão da vítima, que morava também no local, onde o acidente ocorreu. Entretanto, não havia nenhuma indicação que a vítima trabalhava para seu irmão no momento do acidente. Estava trabalhando para o proprietário do caminhão coletor de lixo industrial, como um soldador autônomo, reparando e modificando seus caminhões.
A edificação continha equipamentos elétricos e outros, que não foram envolvidos pelo incêndio. Outras circunstâncias ambientais não foram um fator que contribuiu para este incidente.

Investigação
A vítima estava no local para reparar um caminhão coletor de lixo industrial , que chegara a oficina às 7 h. Diversas peças foram acrescentadas na parte traseira do caminhão e uma foi necessária soldar na caçamba. Havia duas partes pesadas de aço que necessitaram ser soldadas em conjunto e unidas ao caminhão. A parte básica media aproximadamente 15 cm por 15 cm e uma segunda parte foi unida.. O caminhão coletor de lixo industrial estacionou próximo a edificação, perto de uma porta no lado leste do edifício. Um outro empregado observou que a vítima estava soldando, minutos antes da explosão. O empregado observou também um tambor de 165 l na parte traseira do caminhão, que estava sendo usado pela vítima, quando estava soldando.
O empregado ouviu a primeira explosão e viu o edifício em chamas, próximo a parte traseira do caminhão e da porta da edificação. Ele correu ao local, na parte traseira do caminhão e tentou retirar a vítima, mas foi incapaz de retirá-lo, devido uma série de explosões seguidas de incêndio. Então, correu e pediu ajuda. O Corpo de bombeiros recebeu a chamada às 10 h 35 min com informação de explosão e incêndio.
Quando a policia e os bombeiros chegaram ao local, o edifício estava em chamas. Os bombeiros começaram a controlar o incêndio e foram avisados que uma pessoa ainda estava no interior ou próxima à edificação.

Vítima
A vítima foi encontrada perto do caminhão, na parte traseira, estacionado ao lado do edifício, deitada no chão com a face voltada para cima. O corpo tinha sofrido os principais danos em conseqüência do incêndio.. A vítima foi removida e levada ao hospital e onde foi feita a autópsia. A autópsia revelou que a vítima morreu devido a um golpe grave na cabeça (traumatismo craniano) e não pelo incêndio.

Foto – Tambor vazio após a explosão
Soldagem da peça
Na parte superior do tambor tinha a marca de uma peça, que estava sendo feita para a parte traseira do caminhão. Havia duas peças pesadas de aço que foram soldadas em conjunto.
Aparentemente, a vítima estava trabalhando nas peça, antes da explosão. Havia também algumas áreas do tambor, onde o metal quente do processo de soldagem deixou a marca (vestígios).

A peça soldada não tinha sido adicionada à parte traseira do caminhão antes da explosão. A seção superior do tambor foi encontrada nos escombros do incêndio. O fundo do tambor foi encontrado na parte traseira do caminhão perto do corpo da vítima.
Uma chapa de aço pesada que foi adicionada à parte traseira do caminhão foi encontrada no chão perto do fundo do tambor. De acordo com o relatório do departamento de investigação de incêndio, revelou que o tambor explodiu e o fundo permaneceu na mesma posição onde estava o tambor.

Causa provável
O departamento de investigação de incêndio concluiu que a explosão ocorreu quando a vítima soldava duas seções de aço pesado apoiando no tambor de 165 l . A vítima tinha colocado aparentemente o cabo de condutor do soldador no tambor, que pode ter causado aquecimento durante a soldagem, a ponto de provocar a ignição do material inflamável no interior do tambor.
Um outro cenário mais provável é que o soldador simplesmente aqueceu a tampa do tambor com o eletrodo de soldar e inflamou os vapores existentes no interior do tambor.
As amostras do interior do tambor foram enviadas para a análise, mas o departamento de investigação de incêndio não conseguiu determinar que tipo de produto estava no interior do tambor.

Causa da morte
O relatório do medico legista indicou que a causa provável da morte foi os ferimentos graves na cabeça.

Recomendação /Discussão

Recomendação nr.1:
Os empregadores devem garantir que os soldadores são treinados adequadamente na operação segura de seu equipamento e processo.
Discussão:
O incêndio e a explosão podem ser um risco ao soldar inadequadamente. A soldagem deve ser conduzida de acordo com as normas existentes e procedimentos. Estes regulamentos especificam que os empregadores devem insistir que os soldadores e seus supervisores são treinados apropriadamente na operação segura de seu equipamento e processo. O empregador deve garantir que o equipamento proteção contra incêndio apropriado é acessível.
As faíscas ou fagulhas de soldagem podem deslocar até 12 m. Para minimizar o perigo, todas as substâncias/produtos combustíveis devem ser removidos local do trabalho e mantidos a distância de pelo menos de 11 m. Os produtos/substâncias combustíveis que não podem ser movidos, devem ser cobertos com uma lona à prova de fogo. O supervisor deve relacionar os materiais combustíveis e os riscos presentes ou provavelmente estar no local de trabalho.
O equipamento de solda elétrica deve conformar-se aos critérios de projeto e de instalação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos do fabricante. O aterramento da máquina de soldagem deve ser verificado antes que a soldagem inicia-se. O cabo de soldagem deve ser estendido. Uma conexão elétrica separada deve ser usada para o aterramento do material que está sendo soldado, e o cabo condutor do eletrodo que dever ser segurado firmemente durante a execução do trabalho.

Recomendação nr.2:
Os empregadores devem assegurar-se, que a soldagem não deve ser executada em tambores usados, até que estejam limpos completamente (ausência de vapores ou resíduos).
Discussão:
A soldagem e outros tipos de trabalho a quente não devem ser executados em tambores usados, em tambores ou em outros contêineres proibidos até que estejam limpos completamente.
A limpeza deve ser feita para certificar que não há nenhum traço ou resíduo presente inflamável dos materiais ou nenhuma substância tais como; graxas, piches, ácidos, ou outros materiais que quando submetidos ao aquecimento podem produzir vapores inflamáveis ou tóxicos.
Neste caso, a vítima usou um tambor velho como uma mesa de apoio para soldagem, e não tinha idéia do perigo da solda elétrica. Mesmo uma pequena quantidade de combustível residual, de óleo, ou de vapor da gasolina, quando misturado com o ar apropriado, transformou-se em uma mistura mortal no interior do tambor.

Recomendação nr.3:
Os empregadores devem desenvolver, executar, e cumprir um programa por escrito de segurança. O programa de segurança deve incluir procedimentos de segurança de tarefas específicas e o treinamento de empregado na identificação, eliminação e controle de riscos.
Discussão:
A execução e o cumprimento de um programa detalhado de segurança é elaborado para impedir acidentes com vítimas. O programa de segurança deve incluir procedimentos de segurança específico de tarefa e o treinamento de empregado. O treinamento é um elemento crítico em um programa de segurança e neste caso, o treinamento deve incluir a comunicação de procedimentos de segurança de tarefas específicas. Todos os contratantes devem ser avisados sobre materiais inflamáveis ou condições perigosas no local.

Recomendação nr.4:
Os empregadores devem designar uma pessoa competente para conduzir as inspeções freqüentes e regulares de segurança do local de trabalho.
Discussão:
As inspeções regulares do local do trabalho por uma pessoa competente, asseguram que os procedimentos de segurança estão sendo seguidos, e demonstra que o empregador está comprometido com o programa de segurança e à prevenção de acidentes. Neste caso, as inspeções programadas e não programadas devem ser conduzidas, e incluem uma reinspeção do local de trabalho; materiais, e equipamentos para identificar as condições de riscos.

Fonte: The University of Iowa – FACE Program
Referências: National Safety Council. Accident Prevention Manual for Business & Industry: Administration and Programs. Tenth Edition. Chicago, IL. 1992.
Office of the Federal Register: Code of Federal Regulations, Labor 29 Part 1910 and Part 1926. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1996.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:54 PM