Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 22, 2008

Primeira mulher com transplante de antebraços do mundo


A colombiana Alva Lucía Cardona, a primeira mulher transplantada de antebraços e mãos do mundo, afirmou que se sente "totalmente realizada" com suas novas extremidades, com que pode ter uma vida completamente "independente", tem sensibilidade "ótima" em seus dedos e as considera suas "filhas".

Esta colombiana de 47 anos, que foi operada no Hospital La Fe de Valencia, na madrugada de 1 de dezembro de 2006, recebeu alta do processo cirúrgico e de reabilitação, 19 meses depois da intervenção. "O processo foi muito duro mas tem sua recompensa".

"Levei a reabilitação com muita paciência e muita luta, igual a medicação, que preciso tomar com periodicidade rigorosa, da qual dependo, para que as minhas não caiam", explicou Alva Lucía, acompanhada pelo cirurgião que realizou a operação, Pedro Cavadas. O resto do processo consistirá agora, simplesmente, em "o uso diário das mãos", destacou o cirurgião, que lembra que Alva Lucía era a paciente que mais tempo tinha estado amputada, 29 anos.

Ela perdeu as mãos e antebraços em um acidente com pólvora há três décadas, mora Espanha há mais de dez anos.

Depois de recuperar os membros "não há nada especial que me tenha alegrado tanto, deu‑me muita satisfação", afirma Alva. A paciente já sente "sensibilidade ótima" nos dedos, entre 90% a 95% e pode costurar um botão até pegar uma tesoura". É capaz de lavar-se, pentear-se, pintar-se as unhas e ter uma vida totalmente autônoma.

"Minha família sempre me pergunta como vão as meninas, porque em realidade para mim são minhas meninas, são minhas filhas, são tanto filhas minhas como filhas da Fundação Cavadas", assegurou Alva Lucía.

Recuperação depois do transplante
Depois da recuperação, ela planeja procurar emprego: "Sinto-me capacitada para qualquer coisa, sinto que não tenho limite", ela disse.

Sangue, suor e lágrimas
Pedro Cavadas disse que a recuperação de Alva Lucía "vai muito bem" apesar de que era um "caso complicado" devido ao tempo amputado, 29 anos. "A reabilitação custou‑lhe sangue, suor e lágrimas", disse que o resultado "vale a pena”. Ter uma vida autônoma, está bem adaptada à medicação, sem praticamente nenhum problema e há coisas que nenhuma prótese seria capaz de fazer"."

O resultado dos transplantes de mãos vai melhorando cada vez mais", disse o cirurgião, que explicou que no caso de Alva a dosagem de medicação de corticóides foi reduzida "muito abaixo de qualquer transplante".

"Retirar a medicação é impossível, mas sim pode‑se reduzir até um mínimo que permita-lhe ter as mãos sem crises de rejeição", afirmou o especialista em cirurgia reconstrutiva, que destacou o "gesto de generosidade extrema" dos doadores dos dois antebraços.

O segundo paciente realizou-se intervenção similar, há sete meses, está agora no processo de reabilitação e atualmente há um terceiro paciente para transplante, intervenção que poderia realizar-se no verão.

Este terceiro paciente, que têm os braços amputados à altura dos úmeros, é um caso no que não há antecedentes no mundo e o grau de incapacidade que tem "é tão grande, o que poderia conseguir com um transplante é melhor do que com uma prótese".

Também confia em que ao longo deste ano possa realizar‑se o transplante de rosto, ainda que afirmou que é "difícil de predizer" quando operará já que se encontra nas "últimas fases de burocracia" e não se sabe quando terá um doador.

A equipe médica da Fundação Cavadas realiza cerca de 1.400 cirurgias por ano, com técnicas de micro cirurgia que beneficiam pacientes considerados inoperáveis ou que tenham ficado com seqüelas de difícil reparação.


Vídeo
Mulher submetida a transplante de mãos e antebraços tem altaA colombiana Alba Lucía Carmona foi a primeira mulher a se submeter a esse tipo de transplante. Ela recebeu alta do processo cirúrgico e de reabilitação 18 meses depois de ter sido operada na Espanha.


El Mundo – 19 de junho de 2008

Marcadores:

posted by ACCA@5:30 PM

2 Comments:

At 1:54 PM, Blogger Unknown said...

Eu sou Nara, moro em Brasilia, fiquei facinada com o sucesso do transplante e o assunto me interessa muito - tenho uma filha de 6 anos e ela não tem a mão esquerda preciso de mais informações a respeito,POR FAVOR ALGUÉM ME DÊ UMA ORIETAÇÃO SOU UMA MÃE AFLITA E QUE OUÇO MINHA FILHA constantemente dizer: Mãe eu quero ter minha mão que falta...Fico sem palavras mas creio que ela terá...OBRIGADA.

 
At 7:39 PM, Blogger André Justo said...

Sou André, tenho 27 anos e perdi meu antebraço num acidente de trabalho e também fiquei espantado. Gostaria de saber se já tem algum tratamento desse tipo no brasil. Se houver por favor comente nesse blog! Obrigado!!!

 

Postar um comentário

<< Home