Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, junho 13, 2008

Mão biônica

A mão biônica mais moderna do mundo entre os modelos disponíveis no mercado ganhou o principal prêmio de engenharia da Grã-Bretanha.

O i-LIMB é uma prótese com cinco dedos e já foi implantada em mais de 200 pessoas, incluindo soldados americanos que perderam a mão e o braço na guerra do Iraque.

O aparelho começou a ser criado em 1963 na Escócia como parte de um projeto para auxiliar crianças afetadas por talidomida. Ele só se tornou comercialmente disponível em julho do ano passado, quando passou a ser produzido pela empresa Touch Bionics.

Motor em cada dedo

“A mão biônica tem duas atrações únicas", disse Stuart Mead, diretor-geral da Touch Bionics.
■ A primeira é que colocamos um motor em cada um dos dedos, o que significa que cada dedo é mobilizado individualmente e pode se articular.
■ O segundo é que o polegar pode girar 90 graus da mesma forma que os nossos polegares fazem. A mão é a primeira prótese que imita tanto a forma quanto a função da mão humana."

A prótese não é tão moderna quanto outras que foram desenvolvidas pela agência espacial americana Nasa e pela empresa de equipamentos militares Darpa. Mas é a única que está disponível comercialmente no mercado.

Não há necessidade de cirurgia
Não é necessário cirurgia para implantar a mão. O movimento é criado por dois eletrodos que repousam sobre a pele. Eles pegam sinais de contrações de músculos do corpo.
Um computador dentro da prótese interpreta os sinais e aciona os mecanismos de movimento da mão.

Custo
Como tudo que envolve tecnologia, a I-Limb obviamente não é barata. Atualmente seu custo é de US$18.000 dólares para as clínicas privadas, contudo sempre se espera que pacientes de sistemas públicos de saúde também tenham acesso a esse tipo de tecnologia no futuro.



Fonte: BBC Brasil - 10 de junho de 2008

Comentário
No Brasil, o número de pessoas que necessitam de próteses chega a 18 milhões. Pelo menos 30% dos casos são de membros inferiores e superiores.

Marcadores:

posted by ACCA@12:01 PM