Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, maio 20, 2008

Contêiner com isqueiros explode

Um contêiner carregado com cerca de 1,4 mil caixas de isqueiro explodiu na manhã de sexta-feira, 16 de maio de 2008, no lado paraguaio da Ponte da Amizade, fronteira com Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O acidente teria acontecido as 10h.
O carregamento de produtos veio da China. Segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal em Foz do Iguaçu, entrou no Brasil do Porto de Paranaguá, e estava sendo levado para o Paraguai.

Vítimas:
Com a explosão e incêndio, três funcionários do Pátio de Controle Integrado, em Cidade do Leste, ficaram feridos.
Dois dos funcionários que faziam a fiscalização da carga eram brasileiros, da Receita Federal. Os dois brasileiros foram levados ao Hospital Costa Cavalcanti, em Foz. Um deles teve 36% do corpo queimado e está em estado grave. O outro sofreu queimaduras em 32% do corpo e está em observação. O funcionário paraguaio foi encaminhado a um hospital em Ciudad del Este.

Corpo de bombeiros
Bombeiros de Foz do Iguaçu foram chamados para controlar o fogo. Com o calor das chamas, o contêiner ficou deformado.

Fonte: Gazeta do Povo – 16 de maio de 2008

Carro lotado de isqueiros explode no pátio da Receita

Um carro carregado de isqueiros contrabandeados explodiu dentro do pátio da Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, no domingo, 24 de fevereiro de 2008.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15 horas. No veículo Siena vermelho estavam 32.250 isqueiros. Com a explosão, a lataria e a parte interna do veículo foram danificadas.


Pouco depois, pequenas explosões foram notadas em um Corsa prata. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter uma explosão em maior escala. Dentro do Corsa havia 20 mil isqueiros.

Segundo os bombeiros acreditam que o forte calor tenha provocado a explosão espontânea.

Os dois veículos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Céu Azul, também na região Oeste, por volta das 23h30 de sábado, 23 de fevereiro de 2008. Eles foram abordados na BR-277. Após a apreensão os veículos foram levados até o pátio da Delegacia e seriam vistoriados ao longo da semana.

Fonte: Gazeta do Povo Online – 25 de fevereiro de 2008


Comentário:
Muito provável a explosão ocorreu devido à temperatura excessiva do contêiner. O isqueiro não pode ser exposto à temperatura acima de 50º C ou à incidência direta de raios solares.
Os motoristas que guardam isqueiros no porta-luvas do carro ou colocam nos consoles devem tomar cuidados, pois a temperatura interna do carro aumenta excessivamente em função da temperatura ambiente. Outro problema que aumenta o risco é a compra de isqueiro no comércio ilegal (contrabando), sem qualidade, deficiência do invólucro para suportar gás sob pressão.

Não é somente com isqueiro que acontece esse problema, mas sim com todo spray que tem como propelente substância inflamável Basicamente o aerossol é um sistema que consiste em uma embalagem que permita ser pressurizada, onde temos no interior desta embalagem uma mistura de um produto (desodorante, cabelos, tinta, inseticida, lubrificante, etc.) e um gás propelente (isobutano, butano, di-metil éter, etc.). Essa mistura permanece no interior desta embalagem, por meio de um dispositivo que chamamos de válvula. Ao pressionarmos essa válvula, a mistura de produto e gás é liberada para a atmosfera sob a forma de um spray com o nome técnico de aerossol (dispersão de partículas em um meio). Não percebemos que estamos manuseando um produto que pode transformar-se num lança‑chama ou uma pequena bomba incendiária ou num foguete, dependendo da situação potencialmente perigosa no local ( incêndio, calor, perfuração da lata, etc).

Veja o ensaio e teste efetuado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) com isqueiros descartáveis a gás.

O isqueiro, sendo um dispositivo de produção de chama, pode, como todas as fontes de fogo, apresentar riscos à segurança do usuário.
Nos últimos dois anos, jornais ingleses noticiaram diversas notícias sobre acidentes, alguns fatais, causados durante a utilização de isqueiros descartáveis. A maior parte dos acidentes relatados ocorria devido à explosão dos isqueiros durante o uso normal.

Com base nestas informações, o Sindicato Nacional da Indústria de Fósforos, preocupado com a qualidade dos isqueiros descartáveis comercializados, legalmente e ilegalmente no país, solicitou ao Inmetro a realização de ensaios em isqueiros descartáveis.
A análise realizada em isqueiros descartáveis objetiva verificar a conformidade destes produtos disponíveis no mercado nacional em relação aos requisitos de segurança, ou seja, verificar se o consumidor tem acesso a produtos seguros e que atendam às suas necessidades. Como não existe norma nacional para este produto, utilizou-se, para a realização dos ensaios a norma internacional ISO 9994.

Deve ser destacado que estes ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma técnica indica uma tendência do setor em termos de qualidade. A partir dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados às suas necessidades.

Normas e Documentos de Referência
Os ensaios verificaram a conformidade das amostras de isqueiros analisados com as seguintes normas: Norma ISO 9994 – Ligthers – Safety especification (editada em 1995).

Laboratório Responsável pelos Ensaios
Os ensaios foram realizados no Laboratório do British Standards Institution – BSI, localizado na Inglaterra.

Marcas Analisadas
A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa de mercado nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Paraná.
Foram selecionadas 4 (quatro) marcas de isqueiros descartáveis, duas nacionais e duas importadas.
Devido ao grande número de marcas de isqueiros descartáveis importados e vendidos ilegalmente, o Inmetro solicitou às Superintendências da Receita Federal a cessão de isqueiros descartáveis apreendidos por importação ilegal para a realização de ensaios.

Requisitos de rotulagem (instruções e avisos)
Todos os isqueiros devem ser acompanhados por informações apropriadas de segurança (instruções e/ou avisos) comunicando ao usuário o método correto de uso. Esta informação de segurança deve estar no próprio isqueiro, ou em um folheto ou panfleto separado embalado com o isqueiro, ou na embalagem do produto disponível ao consumidor no ponto de venda. As informações de segurança devem estar visivelmente posicionadas, com um fundo contrastante, cor, tamanho do tipo ou estilo distintos de outra informação.

Para todos os isqueiros, as informações de segurança devem ser acompanhadas pela palavra específica "ATENÇÃO" próxima às informações de segurança e deve conter as seguintes declarações:
■ mantenha longe de “crianças" ou "mantenha fora do alcance de crianças" (a declaração usada deve ser enfatizada e nítida);
■ acenda o isqueiro longe do rosto e roupas; "contém gás inflamável";
■ nunca expor ao calor acima de 50°C ou à luz solar prolongada;
■ nunca perfurar ou incinerar;
■ certifique-se que a chama está apagada após o uso.

Conclusões;
Os resultados gerais obtidos diferem entre as marcas formais e marcas apreendidas analisadas.

■ Em relação às marcas comercializadas legalmente a maior incidência de não conformidades ocorreu no item que verifica a rotulagem do produto. As amostras das marcas não apresentavam todas as instruções e avisos necessários para o uso correto e seguro do produto.
Os resultados gerais destas marcas podem ser considerados satisfatórios no que diz respeito à segurança oferecida pelo produto.

■ Marcas ilegais – Riscos de segurança
Em relação às marcas apreendidas os resultados gerais obtidos foram críticos. Todas as amostras das marcas apreendidas apresentaram alturas de chama acima do máximo permitido, não resistiram à temperatura elevada, entre outras não conformidades que comprometem a segurança do usuário.
A elevada incidência de não conformidades que comprometem a segurança do consumidor, principalmente nas marcas apreendidas, revela a necessidade de implementação de um programa de certificação para os isqueiros descartáveis à gás com o objetivo de preservar a segurança dos usuários destes produtos e uma campanha de esclarecimento quanto ao uso correto e seguro dos mesmos.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:20 AM