Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, abril 15, 2008

Explosão em depósito de fogos na Holanda

Em 13 de maio de 2000, houve uma explosão de um depósito de fogos de artifício que devastou a cidade de Enschede, na Holanda. Uma enorme bola de fogo produziu uma onda explosiva. A primeira, pequena, detonou centenas de fogos e fez com que as pessoas saíssem de suas casas para observar.
Depois da segunda explosão, pessoas cobertas de sangue sentavam-se confusas e estupefatas no meio da rua. A explosão foi sentida num raio de 30 quilômetros.

Depósito de fogos
Pelo menos 100 t de fogos de artifício foram armazenadas no depósito, localizado em bairro residencial.


Foto: Circulo em amarelo – local de armazenagem – Nota‑se que a região é densamente habitada - Paul Hofstee - Division of Urban Planning & Management International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences (ITC)

Destruição
Parte da cidade ficou reduzido a escombros, carros queimados, os telhados (asbestos, amianto) foram arrancados das casas e pedaços de vidros espalhados na rua. Cerca de 400 casas foram destruídas e 900 casas seriamente avariadas. Pelo menos 2.000 pessoas perderam suas casas


Contaminação
As autoridades holandesas alertaram a população da cidade de Enschede (135 quilômetros a leste de Amsterdã) sobre o perigo da existência de resíduos cancerígenos de amianto em suspensão na atmosfera, liberados pela violenta explosão da fábrica de fogos de artifício.

Foto - tirada um mês depois da explosão - Paul Hofstee - Division of Urban Planning & Management International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences (ITC) Enschede, the Netherlands

Mortes e Feridos
22 pessoas morreram e 947 feridos. Quatro bombeiros morreram durante combate ao fogo.

Emergência e Resgate
Os trabalhos de resgate e transporte de vizinhos de feridos contaram com o auxílio de ambulâncias enviadas por cidades vizinhas. A ajuda veio não só de cidades holandesas, mas de Rheine, na Alemanha, cuja fronteira fica próxima a Enschede.

Localização da fábrica e depósito
A fábrica foi construída em 1977, na época o depósito ficava fora da cidade, mas com o desenvolvimento da cidade, a fábrica ficou cercada de moradias.

Inspeção de segurança
A fábrica tinha autorização para funcionamento e passou por todas as inspeções obrigatórias, incluindo a inspeção do exército da Holanda.

Causa provável
A causa do incêndio nunca foi oficialmente confirmada.

Prejuízos
Os danos estimados apenas pelas seguradoras foram 302 milhões de dólares.

Comentário da agencia inglesa de Saúde e Segurança, HSE (Health & Safety Executive) sobre a explosão de Enschede e se poderia acontecer na Inglaterra.
A agência inglesa de segurança e saúde HSE (Health &Safety Executive) assegura que um cenário semelhante não aconteceria aqui, pois as distâncias de separação entre tais fábricas e residências atingem 185 metros. “Se o poder de explosão de fogos caírem na categoria mais elevada, mais perigosa, a distancia seria de 421 metros”, disse o porta voz da HSE.

Os fogos de artifícios no Reino Unido estão sujeitos ao mesmo regime de controle de explosivos.
■ Acima de uma tonelada, as lojas de fogos, devem ser cadastradas pela autoridade local de fogo.
■ Um limite inferior a 100 kg, aplica-se para fogos de artifícios mais potentes usados por profissionais para espetáculos de fogos.
■ Acima de 7,2 toneladas podem ser mantidos em lojas licenciadas por um conselho. As quantidades maiores exigem uma licença da HSE com especial anuência da autoridade local.

O Reino Unido tem um sistema de licenciamento e exigências bem definido para manter zonas de separação em torno de lojas com explosivos. Essas zonas de separação são destinadas para proteger os edifícios habitados na vizinhança de uma explosão perigosa. Entretanto, a HSE está revendo a legislação de explosivos. Essa revisão levará em conta algumas lições de Enschede.

Fonte: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, BBC News, no período de 13 de maio a 16 de maio de 2000 e Protective Civil, December/2000.

O vídeo mostra a seqüência de explosão da fábrica e depósito


O vídeo mostra a seqüência de explosão vista pelo lado da cidade


Comentário:
No Brasil o Ministério do Exército fiscaliza a fabricação de produtos controlados (de acordo com R-105) , com a colaboração das Secretarias de Segurança Pública e prefeituras locais.

O que diz o regulamento do Exército
No Título II, capítulo 1 sobre atividades controladas, categorias de controle, graus de restrição e grupo de utilização, no art. 8o , o regulamento explica a necessidade do controle de um produto
Art. 8o - A classificação de um produto como controlado pelo Ministério do Exército tem por premissa básica a existência de poder de destruição ou outra propriedade de risco que indique a necessidade de que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade e do país.

Localização de fábrica
No Título IV, capítulo IV, art. 70, o regulamento define de maneira clara, a localização das instalações de fabricas de fogos de artifícios
Art. 70. - Não serão permitidas instalações de fábricas de fogos de artifício e artifícios pirotécnicos, pólvoras, explosivos e seus elementos e acessórios e produtos químicos agressivos no perímetro urbano das cidades, vilas ou povoados, devendo essas instalações ser afastadas do perímetro urbano de centros povoados e, sempre que possível, protegidas por acidentes naturais do terreno ou por barricadas, de modo a preservá-los dos efeitos de explosões.

Depósito e lojas de fogos
No Título V, capítulo V, construção de depósitos o regulamento define as distancias mínimas:
Art. 128. - As distâncias mínimas a serem observadas com relação a edifícios habitados, ferrovias, rodovias e a outros depósitos, para fixação das quantidades de explosivos e acessórios que poderão ser armazenadas num depósito, constam das Tabelas de Quantidades-Distâncias, Anexo 15.
Mas no art. 2, capítulo V, do Título IV, o regulamento permite a venda de pólvora
§ 2º - As firmas de armas e munições que não possuam depósitos apropriados, ou não fizerem prova de que se utilizam de depósitos municipais, só poderão manter para a venda, no balcão, o máximo de vinte quilogramas de pólvora de caça, vinte quilogramas de pólvora química e mil metros de estopim, devendo a pólvora química estar contida em recipientes de paredes de baixa resistência e a altura da coluna de pólvora no interior desses recipientes não deve ser maior do que trinta centímetros.

Anexo 15
No caso da explosão em Enschede, o depósito continha 100 toneladas de fogos, a distância mínima permitida seria 660 metros para imóveis.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:30 AM