Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, março 04, 2008

Corrosão em extintor de incêndio

A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC, U.S Nuclear Regulatory Commission) emitiu um aviso para alertar os destinatários do perigo de corrosão dos extintores de incêndio. Espera-se que os receptores examinarão cuidadosamente a informação para a aplicabilidade e considerarão ações, como apropriado, para assegurar a segurança em suas instalações. Entretanto, as sugestões contidas neste aviso de informação não são exigências do NRC; por isso, nenhuma ação específica ou resposta escrita são necessárias.

Descrição da ocorrência
Foto:
1 - Suporte do cilindro
- Em amarelo parte do cilindro, que houve ruptura.
- Na base do extintor, (seta vermelha) corrosão.
Em 25 de agosto de 2000, no porto de Roterdã, Holanda, um empregado que tentava extinguir um foco de incêndio ativou um extintor de incêndio, que explodiu, matando‑o. A causa da explosão foi à corrosão do cilindro sob uma base de borracha ou plástica que protege o fundo do extintor. Esta base reteve a umidade do cilindro do extintor, acelerando a corrosão. A corrosão ficou oculta na borda da base do cilindro e não foi detectada durante as inspeções. O extintor foi fabricado em 1987 por Ansul, Bélgica, que não é afiliada com a Ansul dos EUA.
Depois do incidente, outros extintores foram verificados e outros casos de corrosão séria foram encontrados. A empresa vendedora dos extintores executou a manutenção nos primeiros anos iniciais após a compra e posteriormente outra empresa foi responsável pela manutenção periódica nos últimos nove anos.
A empresa vendedora alertou os proprietários desses extintores, informando que a inspeção anual deve incluir uma inspeção visual dos extintores com a base removida.
Um aviso foi emitido neste incidente pelo programa de troca de informações da indústria governamental , Aviso da Agência ANN-U-01-02 de 5 de outubro Este aviso inclui foto de um cilindro corroído.

Discussão - Norma
O NRC endossa o uso da norma da Associação Nacional de Proteção contra Incêndio ( NFPA) para os extintores de incêndio portáteis, NFPA 10. A norma fornece a orientação para a seleção, a instalação, o projeto, a inspeção, e a manutenção de extintores de incêndio portáteis, tais como;
■ Exigência geral é que os extintores instalados em um ambiente onde possam ser submetidos a danos físicos ou a degradação devem ser adequadamente protegidos. Isto inclui as áreas úmidas que favorecem à corrosão (torres refrigeração, estações bombeamento, veículos de serviço público, etc.).
■ Durante as inspeções mensais, o exame visual dos extintores deve verificar além dos danos físicos, a corrosão, vazamento, e amassado. Se os danos forem detectados, o extintor deve ser removido do serviço e efetuar a manutenção aplicável.

Manutenção de extintores
A NFPA-10 requer a manutenção do extintor de incêndio seja conduzida pelo menos anualmente e inspecionado alguns extintores na parte interna e externa. Além da manutenção anual, teste hidrostático é necessário a cada 5 a 12 anos, dependendo do tipo de extintor. Os extintores que não passam na inspeção visual ou testes hidrostáticos são marcados como "Condenados" e nunca devem ser reutilizados. Também deve ser observado que os extintores de incêndios são vasos sob pressão e algumas instalações utilizam empresas prestadoras de serviços de manutenção do equipamento de incêndio para manter e recarregar os seus extintores de incêndio.

Conclusão
Os extintores de incêndio são muitas vezes primeira linha de defesa no combate ao incêndio, e devem estar prontamente disponíveis para suprimir um incêndio em seus estágios iniciais. Os extintores de incêndio não devem constituir um risco ao pessoal e à propriedade, pois eles são projetados para proteger. A instalação, a inspeção, e a manutenção apropriadas por pessoal qualificado devem assegurar que os extintores de incêndios têm uma longa vida útil.

Fonte: United States – Nuclear Regulatory Commission – Office of Nuclear Reactor Regulation – Washington, D.C. 20555-0001 - April 11, 2001

Comentário:
No Brasil temos as normas necessárias para fazer esse tipo de vistoria e manutenção.
Normas técnicas necessárias à consulta
NBR 12693 - Sistemas de proteção por extintores de incêndio.
NBR 12962 - Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
NBR 5770 - Determinação do grau de enferrujamento de superfícies pintadas.
NBR 13485 - Manutenção de terceiro nível (vistoria) em extintores de incêndio.
NR - 23 - Proteção contra incêndios.

Inspecionar visualmente os extintores, pelo menos mensalmente, procurando detectar:
■ Lacre de inviolabilidade rompido;
■ Quadro de instruções (rótulo) ilegível ou inexistente;
■ Inexistência ou dano de componentes, peças e acessórios;
■ Data do último ensaio hidrostático igual ou superior a 5 (cinco) anos.
■ Danos mecânicos, térmicos ou corrosão .
Nota: Quando um dos eventos for verificado, aplicar a manutenção prevista na Norma ABNT NBR 12962.

Conservação/Manutenção
■ Deverão permanecer ao abrigo da chuva, umidade, vibração.
■ No local de instalação deve estar, ao abrigo da chuva, exposição direta dos raios solares, afastados de fontes de calor (fornos, estufas e similares). A temperatura de exposição deve estar compreendida entre –10°C e 50°C. O local da instalação deve estar afastada de vibrações incomuns (prensas excêntricas, de fricção, guilhotinas e outros equipamentos que causem vibrações similares).
■ Não é aconselhável instalar os extintores em ambientes com atmosfera corrosiva, contudo, se não puder ser evitado, deve ser protegido com pintura, tratamento ou adequação de componentes próprios para o meio (consultar o fabricante)
Sugestão: Visando minimizar essa ação corrosiva, utilizar capa protetora de material resistente ao elemento químico existente no ambiente.
Obs. A inobservância da precaução acima poderá causar a corrosão do recipiente e nos componentes do extintor, podendo em muitos casos impedir o seu funcionamento. Incidência de corrosão acentuada abrevia o seu tempo de utilização, e por ser um vaso de pressão, poderá apresentar vazamento, e em casos extremos chegar até a ruptura/explosão.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:28 AM