Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Simulação real de incêndio em bateria de notebook

Criamos intencionalmente condições em que a bateria de íon de lítio iria explodir no interior de um notebook (laptop) genérico. Os resultados são impressionantes. Existem numerosas condições em que os incêndios podem ocorrer no local de trabalho ou em casa. Baterias defeituosas, deficiência nos circuitos de proteção no interior PC, a exposição ao calor excessivo, e impacto são algumas das principais formas que isso poderia acontecer com você.

Embora a explosão e o incêndio tenham sido intencionalmente provocados, os autores do vídeo afirmam que as condições do teste reproduzem as circunstâncias normais de uso de qualquer notebook dotado de uma unidade defeituosa de bateria de íon de lítio.

A explosão foi provocada e documentada em vídeo pelo site PC Pitstop ao forçar a instabilidade em uma bateria de íon de lítio, o mesmo tipo de instabilidade geralmente ocorrida com as baterias de fabricantes que explodiram em 2006 em notebooks de diversas marcas ao redor do mundo, provocando o recall de milhões de unidades.

Seqüência inicial do vídeo
■ A seguinte demonstração é extremamente perigosa. Não faça isto em casa!
■ O que você está para ver é uma simulação de um incêndio em bateria de íon de lítio em um notebook genérico
■ Para acelerar a reação forçamos artificialmente a bateria em um estado instável. Mas a reação inicial da bateria e as reações em cadeias são reais.
■ Tentamos ignizar a bateria do notebook por diferentes maneiras. Essa tentativa falhou
■ Preparamos a bateria no lado direito do notebook nesta experiência.
■ No final do vídeo, o sistema usado para esta simulação não era de fabricantes. Foi montado com peças genéricas. A bateria não estava em recall.

Vídeo - YouTube

Narração
O narrador do vídeo explica que, embora a instabilidade tenha sido intencionalmente provocada, o processo de detonação das células da bateria — com as conseqüentes explosões e incêndio — é real e não foi artificialmente produzido. A explosão da primeira célula da bateria causou uma reação em cadeia cujas demais células explodiram em seqüência e provocaram o incêndio que consumiu o notebook. A explosão da primeira célula foi tão forte que abriu um buraco no gabinete do notebook. A da segunda célula foi ainda mais violenta e assim sucessivamente até que a última explosão causou o incêndio no computador.
O narrador adverte também para o risco que usuário possa eventualmente enfrentar numa situação semelhante, caso tente apagar as chamas. Devido à característica do incêndio ser elétrico e químico, o usuário deve utilizar o extintor adequado ou poderá aumentar ainda mais o incêndio. .

Fonte: AppleMania e PCPitstop - 6 de Abril de 2007

Comentário
Essa simulação de explosão e incêndio em notebook é extremamente interessante, apesar de que sua ignição foi provocada intencionalmente m condições extremas. Entretanto o comportamento do fogo e a reação em cadeia é real, demonstrando quanto é perigoso um bateria de íon de lítio defeituosa em operação e sua conseqüência para o ambiente externo, incêndio e propagação.

Tecnologia da bateria de íon de lítio
As baterias de íon de lítio têm uma densidade de carga maior que a das baterias baseadas em Níquel. Isto lhes oferece uma maior carga em uma embalagem mais leve, pois o lítio é o mais leve dos metais. Você também pode recarregar as baterias de íon de lítio sempre que for conveniente para você, sem os ciclos completos de carga e recarga necessários para manter as baterias baseadas em Níquel no máximo da sua capacidade. (Com o passar do tempo se formam cristais nas baterias baseadas em Níquel que impedem que você as carregue completamente, implicando em uma inconveniente descarga total).

Risco de incêndio
Se a bateria de íon-lítio esquentar a ponto de incendiar o eletrólito ela pode pegar fogo, daí a existência dos circuitos de proteção. O aquecimento a este ponto pode acontecer decorrente de curto-circuito interno na bateria (problema de fabricação).
Por serem altamente energéticas um curto numa célula da bateria provoca grande aquecimento propiciando a evaporação do eletrólito à base de solvente orgânico ((altamente inflamável, substâncias químicas e aditivos) , vindo a pegar fogo, a chama desencadeia a combustão do restante da bateria.
Cuidados:
■ As baterias de íon de lítio têm uma densidade da energia elevada.
■ Não provoque curto-circuito, sobrecarga, esmagamento, perfuração
■ Não aplicar a polaridade reversa, para expo à alta temperatura ou para desmontá-la.
■ Use somente a bateria de íon de lítio com o circuito designado da proteção.
■ A alta temperatura (acima de 35º C)pode provocar explosão da bateria e causar ferimentos. O eletrólito é altamente inflamável. A ruptura pode causar incêndio.

Marcadores:

posted by ACCA@6:59 AM