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sábado, janeiro 26, 2008

Navio utilizando o vento como propulsor auxiliar

O primeiro navio cargueiro comercial parcialmente movido por um kite (parapente gigante) partiu terça-feira, 22 de janeiro, da Alemanha em uma viagem transatlântica para a Venezuela.

A primeira viagem transatlântica do MS Beluga SkySails saiu do porto alemão de Bremerhaven com destino a Guanta, na Venezuela.

"A viagem inaugural marca o início dos testes práticos durante operações marítimas regulares do sistema SkySails", disse Stephan Wrage, diretor da Skysails GmbH.

Há algo bastante mágico estar no convés de um gigantesco navio de carga, enquanto ele impulsiona em direção ao mar. Dez mil toneladas de metal flutuando na água, os mastros gigantescos do navio brilhando no sol de inverno. Mas há algo ainda mais mágico sobre estar a bordo do navio MS Beluga SkySails, disse o repórter da BBC Steve Rosenberg que está a bordo do cargueiro.

Na verdade, este navio – está transportando partes de uma linha de produção de madeira à Venezuela, parece com qualquer outro navio de carga. O tipo de navio que queimaria muito combustível e produziria enorme quantidade de emissões de partículas de carbono.

Navio mercante responsável pelos gases de efeito estufa
No final, não é segredo que quando surgem os gases de efeito estufa, o navio mercante é normalmente o vilão do transporte do mundo. Nos últimos meses, a frota mercante tem sido criticada por não fazer o suficiente para combater o aquecimento global.
De todo o CO2 que é lançado na atmosfera, hoje, 4% provém de navios. Isso é mais do que a indústria de aviação, principalmente porque 90% do comércio mundial é feito por via marítima.

Vento como forma de gerar energia
Podemos demonstrar que você pode combinar a economia e a ecologia. Tem um conjunto de vela com a missão de transformar os oceanos verdes. "Nos próximos meses, vamos finalmente poder provar que nossa tecnologia funciona na prática e reduz de forma significativa o consumo de combustível e as emissões (de gases de efeito estufa)", acrescentou Stephan Wrage, diretor da Skysails GmbH.

Mar aberto
Uma vez que o navio alcançou o mar aberto, ele revela a sua marca nova de arma na luta contra o aquecimento global: um kite (parapente ou paraglider).
Cerca de 160 m2 de azul-e-branco do kite é içado em um mastro, com cabos pendentes como um espaguete retorcido. Durante meia hora ou mais o kite permanece no topo do mastro, não se movimentando. A energia eólica é uma coisa maravilhosa, mas você realmente precisa de algum vento para fazer todo o trabalho - e não há muito neste momento. Depois de meia hora, porém, o vento surgiu e o kite está voando centenas de metros de altura e ajudando impulsionar o navio.

Menos emissões de carbono e redução de combustível
A força do kite significa que os motores do navio podem trabalhar com potência reduzida: o que significa menos emissões de carbono.
Significa, também, economia em custo de combustível. Com o preço do combustível de transporte marítimo que dobrou nos últimos dois anos, a energia do kite está prometendo grandes economias.
MS Beluga SkySails acredita que a sua conta de combustível será reduzido de US$1,560.00 por dia. "Podemos demonstrar que é possível conjugar economia e ecologia", explica Frank Verena da Beluga Shipping.

A força do propulsor
O kite é controlado por computadores. Um computador ajuda-o voar em forma de oito no céu – maximizando a energia que ele produz. Outro computador ajusta a sua direção.
Se o projeto for bem sucedido, espera ver ainda maiores kites em breve - alguns até 5.000 m2 de tamanho para impulsionar navios através dos mares e oceanos.

Tecnologia SkySails
Os SkySails são sistemas de propulsão de vento para navegação moderna. Utilizando o sistema SkySails a operação de navio tornará mais lucrativa, segura e independente da variação do preço de combustível.

A variedade do produto inclui: sistemas de propulsão de reboque do kite com uma potência nominal de propulsão de até 5000 kW (cerca de 6.800 HP). Em média os preços dos combustíveis podem ser reduzidos entre 10 a 35%, anualmente, dependendo das condições reais de vento e tempo real planejado.

Sob condições ótimas de vento, o consumo de combustível pode ser reduzido temporariamente até 50%. No preço atual do óleo, uma propulsão SkySails gera aproximadamente somente 1/3 do custo de um navio a diesel convencional.

O sistema SkySails consiste de um sistema totalmente automatizado de propulsão para reboque do kite e um sistema de roteirizaçao otimizado para ventos. É utilizado no alto mar, adicionalmente à propulsão do motor do navio, se as condições do vento permitir. A eficiência do kite gigante ainda depende das condições climáticas, mas a vantagem do sistema SkySails é que não são necessários apenas ventos por trás, ventos de lado também podem ser usados, você ainda pode navegar.

A tecnologia SkySails diferencia‑se dos sistemas convencionais à vela, que se ajusta a vela a um mastro e assim ligá-lo ao navio, em que o reboque do kite do sistema SkySails está ligado ao navio através de um cabo reboque. A área da vela e o navio são, assim, separados um do outro. As características resultantes da tecnologia SkySails oferecem aos navios uma propulsão auxiliar de vento com um desempenho inteiramente novo no espectro: alto desempenho, alta praticabilidade e alta segurança.

Fonte: BBC News - Wednesday, 23 January 2008 e The SkySails Technology

Comentário
Antigamente o navio ou barco era impulsionado a remo e a vela Posteriormente com o surgimento da máquina a vapor surgiu o navio a vapor e a vela. Hoje com a sofisticação da tecnologia. surgiu o navio impulsionado a óleo e uma vela que flutua no ar, como força auxiliar, para redução de combustível. Esse tipo de vela é muito utilizado em esportes radicais, tais com; kitesurf, parapente ou paraglider, etc.

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posted by ACCA@12:15 AM

2 Comments:

At 3:18 AM, Blogger Rogerio said...

Fico muito satisfeito em ver um kite sendo utilizado para ajudar a diminir a poluição do planeta. Além de reduzir o custo com o combustivel, poderá, com seu aprimoramento, diminuir o valor dos fretes marítimos....E ainda enfeitar o céu.
Rogério Luna
Presidente da Associação de Velejadores do Maranhão e Kitesurfista

 
At 9:04 AM, Blogger Luiz Sergio Gusmão said...

Gostaria de saber como são executadas as manobras de içar e recolher o kite, que devem ser os momentos mais delicados da operação

 

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