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domingo, janeiro 06, 2008

Ano Novo: O massacre continua nas estradas federais

Levantamento divulgado em 2 de janeiro de 2008, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que 99 pessoas morreram e 1.276 ficaram feridas em 1.738 acidentes ocorridos nas estradas federais do país durante o feriado prolongado de Ano Novo.

Comparação Natal e Ano Novo – redução
Os registros, feitos entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, apontam uma diminuição de 49,5% no total de mortes e de 32,1% nos acidentes em comparação aos cinco dias do feriado prolongado de Natal --21 a 25 de dezembro.

Fiscalização
Durante a fiscalização, mais de 100 mil veículos foram abordados e 22 mil multas, aplicadas --um aumento de 9,3% na soma de veículos fiscalizados e 19,2% na quantidade de infrações, também em relação ao Natal.
A tecnologia foi outra arma importante na guerra contra motoristas infratores. Os radares da PRF, instalados em pontos estratégicos, flagraram mais de 30 mil veículos desrespeitando os limites de velocidade. Etilômetros de última geração também foram fundamentais para que 260 motoristas alcoolizados fossem retirados de circulação.

Motivos
O excesso de velocidade e a ultrapassagem em locais proibidos são os principais motivos de acidentes.

Balanço dos feriados- Natal e Ano Novo
Os feriados de final de ano, nos dez dias das operações de Natal (21 a 25 de dezembro) e do Ano Novo (28 de dezembro a 1º de janeiro) deixaram;
■ um saldo de 295 mortos em dez dias nas estradas federais em todo país, um aumento de 35% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
■ foram contabilizados 4,3 mil acidentes e 3.146 feridos

Estradas de São Paulo – estaduais e sob administração por concessionárias
O feriado de Ano Novo foi violento nas estradas estaduais paulistas. De acordo com balanço da Polícia Rodoviária estadual, entre zero hora de sexta-feira e meia-noite de terça-feira (1 de janeiro) foram registrados 1.188 acidentes, com 38 mortes e 821 feridos.
No Natal, foram registradas 44 mortes em 1.175 acidentes nas estradas sob administração estadual, com 770 feridos.

Fontes: O Estado de São Paulo, Globo Online, Departamento da Polícia Rodoviária Federal,
Folha Online, no período de 2 de janeiro a 3 de janeiro de 2008.









Rodovia dos Imigrantes – São Paulo. Veja a foto uma série de irregularidades;
1-Motoristas não mantém distância adequadas entre veículos
2-O mais perigoso os motociclistas entres a faixas de veículo em fila indiana. Houve acidente com motociclista, que por causa dessa fila indiana, outros motociclistas caíram no chão com ferimentos graves.























Rodovia Niterói-Manilha - Rio de Janeiro . Veja a foto as irregularidades são idênticas;
1-Motoristas não mantém distância adequadas entre veículos
2-O mais perigoso os motociclistas entres a faixas de veículo.










Comentário:
As causas são as mesmas há anos; imperícia, imprudência, ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, etc. Por detrás desses motivos estão os motoristas.
A tecnologia do carro aumentou a segurança veicular tais como; maior estabilidade do carro, freio a disco/ABS e maior proteção aos passageiros/motoristas. E a propaganda das montadoras transforma essa tecnologia em marketing através de carros velozes, possantes e seguros para os futuros usuários. Toda essa propaganda das montadoras induz que o motorista está perfeitamente seguro, pois o carro processará todas as informações necessárias para dirigibilidade com segurança. O motorista funciona como um piloto automático enquanto o carro que não foi preparado para essa situação, funciona como extensão da pilotagem automática (controlar a velocidade, manter a distância do carro à frente, verificar as condições da estrada e do ambiente, sol, chuva, noite, etc.) e quando o motorista percebe uma situação perigosa de tráfego é muita tarde para corrigir esses erros. O exame para tirar carteira de habilitação é o mesmo de trintas atrás, mudou quase pouco. O exame está mais preocupado com o contato inicial entre o futuro motorista e o veiculo, como se processa essa interação entre carro e motorista. E o contato com a velocidade, dirigir em estrada, processar informações rápidas nas ultrapassagens ou nas curvas, ficam para depois da obtenção da carteira de motorista. Esse será o batizado do recém motorista na estrada e na cidade. É a aprendizagem por erro e acerto. É uma situação perigosa.

Pesquisa do Journal of the American Medical Association revela que o jovem corre duas vezes mais risco de provocar acidente grave do que motoristas mais experientes. Se ele estiver acompanhado de outros da mesma faixa etária, o perigo aumenta. Um motorista jovem acompanhado de três amigos jovens tem três vezes mais probabilidade de se envolver em acidente grave do que um jovem dirigindo sozinho. O motivo: ele fica tentado a impressionar os colegas com velocidade e manobras arriscadas.

As montadoras e as entidades públicas e privadas poderiam criar centros de simuladores de direção nas médias e grandes cidades para formação e educação dos motoristas e reciclagem para os motoristas infratores. O investimento desses centros é insignificante diante que o Brasil gasta bilhões de reais (impacto econômico) por ano em acidentes nas áreas urbanas e rodovias.

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posted by ACCA@6:34 PM