Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, novembro 28, 2007

Sucuri de 6 m é capturada


Pescadores capturaram na noite de segunda-feira, 26 de novembro de 2007, uma cobra sucuri medindo aproximadamente seis metros e pesando mais de 150 quilos. O animal estava no Lago de Itaipu e teria sido retirado da água depois de laçado. A sucuri foi encontrada na localidade de Arroio Guaçú, interior de Mercedes, pelos pescadores Valdecir Ern, João Maria Alves da Silva e Floriano Ciesielski.
Eles laçaram a cobra, que foi retirada da água e transportada até a residência de Valdecir Ern. Lá, o réptil foi colocado no interior de um dos quartos, onde permaneceu durante toda a noite e a manhã de ontem. A casa do pescador foi procurada por dezenas de curiosos. Ontem à tarde ela foi recolhida pela Polícia Ambiental de Foz do Iguaçu e levada ao Parque das Aves, que já possui exemplares da espécie e fará exames veterinários para saber qual o estado de saúde da cobra. Segundo o soldado Diomedes, da Polícia Ambiental de Foz, a cobra pesa entre 150 e 200 quilos e foi preciso oito homens para retirá-la do quarto do pescador, em Mercedes, para transportá-la a Foz. Depois dos exames, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá decidir pelo destino do bicho.

Hábitat
O chefe do escritório regional do Ibama em Cascavel, Walter Gonçalves dos Santos Filho, defende a idéia de que o animal, que provavelmente desceu pelas corredeiras dos rios da região pantaneira ou amazônica, não deveria ter sido retirado do habitat. “Ela deve ser devolvida ao lago”. A sucuri não é venenosa, mas temida porque mata suas presas enrolando-se nelas, esmagando seus ossos e engolindo-as inteiras.

Fotos : Polícia Ambiental do Paraná

Fonte: O Paraná - quarta-feira, 28 de novembro de 2007

posted by ACCA@3:23 PM