Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, outubro 07, 2007

Pintor se intoxica e passa mal em caixa d'água


No início da tarde de terça-feira, 02 de outubro de 2007, um jovem de 18 anos, George Marcos dos Santos, pintava o interior da caixa d'água de um dos edifícios do condomínio foi intoxicado com a tinta e, não fosse a ajuda de um colega, poderia ter morrido.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para salvamento no condomínio residencial da Zona Norte de Londrina.

Causa
De acordo com o soldado Guerreiro, dos bombeiros, George Marcos dos Santos pintava com tinta a óleo a parede interna da caixa de abastecimento de água de um dos prédios centrais do condomínio, quando avisou a um colega de trabalho que não se sentia bem. O outro pintor ainda teria tentado retirá-lo de dentro do compartimento, mas não conseguiu porque Santos já estaria bastante desorientado. ''Ele foi intoxicado com a própria tinta e quando o colega foi tentar alcançá-lo já não conseguiu porque ele estava com falta de oxigênio'', citou o socorrista.

Resgate
Equipado com uma máscara de oxigênio, o bombeiro desceu até onde estava o pintor e fez o primeiro atendimento para retirá-lo de dentro da caixa d’água, onde a temperatura também era bastante alta. ''Se ele estivesse sozinho poderia ter morrido intoxicado'', comentou o soldado, afirmando que pintor trabalhava apenas com um cinto de segurança e não dispunha de nenhum equipamento que impedisse a intoxicação. O pintor recebeu oxigênio numa viatura dos Bombeiros e foi liberado no local.

Equipamento de segurança
O operário, segundo os bombeiros, não usava todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Empresa prestadora de serviço
Um funcionário da empreiteira contratada para realizar o serviço no condomínio disse que esta seria a primeira vez que Santos trabalhava na função.

Fonte: Folha de Londrina - 3 de outubro de 2007

Comentário:
Muito provável o trabalhador não recebeu o treinamento adequado conforme a norma que trata de Espaços Confinados.
Veja o cenário do incidente:
■ caixa d’água elevada, conforme foto;
■ temperatura elevada no interior da caixa d’água,
■ falta de ventilação adequada e emanações de vapores da aplicação da tinta à óleo.
E o trabalhador efetuando o serviço no local sem sistema de ventilação para renovação contínua do ar ou máscara autônoma de oxigênio ou equipamentos de linha de ar mandado. As condições estavam ótimas para o acidente, mas ele teve sorte, pois tinha um colega trabalhando por perto e chamou os bombeiros.

O que é Espaço Confinado
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. De acordo com a definição da Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33), que trata de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Os problemas dos Espaços Confinados
■ Baixa ocorrência;
■ Acidentes Fatais;
■ Quase sempre fatais;
■ Diversidade de riscos envolvidos;

Os acidentes fatais ou não fatais envolvendo ambientes confinados revelaram dados alarmantes:
■ Em 100% dos casos o ambiente não foi analisado;
■ Em 95% dos casos não havia um plano de resgate;
■ Em 85% dos casos não havia programa de treinamento para a entrada em espaços confinados (permissão de acesso);
■ Em 65% dos casos os executantes não sabiam sequer de que se tratava de um espaço confinado;
■ Em 60% dos casos fatais, ocorreram mais de uma morte vitimando pessoas que tentavam resgatar colegas;

Principais riscos em espaços confinados;
■ Deficiência/enriquecimento de oxigênio
■ Incêndio ou explosão
■ Toxicidade e
■ Afogamento em líquidos ou partículas sólidas em suspensão (poeiras)

Nos USA a agência de segurança do trabalho possui um programa de segurança específica para empresas média e pequena, onde elas solicitam suas inscrições e recebem treinamento para implementação do programa de segurança. Nesse período a agência não aplica nenhum tipo de sanção. A agência procura disseminar a política de segurança através de palestras, treinamento, cooperação entre as entidades representativas, aqui no Brasil, a nossa mentalidade é inquisitorial, isto é, investigar o cumprimento das normas e punir. ACCA

posted by ACCA@2:06 AM