Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, setembro 11, 2007

Poluição ambiental interna de carro novo

Carro fechado, com ar-condicionado, concentra poluentes além do recomendado pela OMS e faz motorista respirar pior ar que pedestre

O que poucos sabem, porém, é que os motoristas estão mais vulneráveis a gases tóxicos do que os pedestres.

Estudo feito para Folha de São Paulo
A Eco Quest do Brasil, que monitora a qualidade do ar em interiores, avaliou o ar em um carro fechado com duas e quatro pessoas durante uma hora na região central de São Paulo.
■ Em apenas quatro minutos, o valor de CO (monóxido de carbono) em um carro com o motorista e um passageiro superou em até quatro vezes o limite estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ambientes fechados.
■ E usar o ar-condicionado não adianta. Os testes foram feitos com o equipamento ligado e admitindo o ar externo."Mesmo com o ar-condicionado, o carro fechado ganha pouco ar de fora. Melhora só se abrirmos os vidros", explica Maria José Silveira, da Brasindoor (Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores).
■ Além do CO, gás liberado pelo escapamento, o interior do carro fechado concentra CO2 (dióxido de carbono) gás produzido pela respiração.

Vidro aberto melhora a qualidade do ar
No estudo, 20 segundos após a abertura dos vidros dianteiros, a quantidade de CO2 caiu de 1.650 ppm (partes por milhão) para 1.080 ppm, 80 ppm acima do limite da OMS. E estabilizou-se em 370 ppm em cinco minutos.
Por ter propriedades químicas que o impedem de se dispersar com tanta facilidade, o CO levou quatro minutos para que sua concentração caísse de 297 ppm para 210 ppm, o limite da OMS é de 25 ppm. A partir do 12º minuto, manteve-se estável em 77 ppm.

Câmara de intoxicação
"O carro é uma espécie de câmara de intoxicação. A poluição entra e não sai", diz Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo ele, testes revelam que a concentração de partículas tóxicas no interior do veículo fechado é o quádruplo do que na calçada ao lado.
Para Silveira, o problema é não haver, em nenhum lugar do mundo, uma norma específica para os carros. Por isso as montadoras mantêm os filtros de ar-condicionado antipólen. "Eles evitam crises alérgicas em época de polinização, e não a entrada de gases tóxicos”.

Gases causam desde lágrimas nos olhos até infarto do miocárdio
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) obriga locais fechados e climatizados a receber ar externo de acordo com o número de pessoas que ali estejam.
Isso evita;
■ dor de cabeça, tontura,
■ sonolência e lacrimejamento dos olhos, sintomas que variam com peso e idade.
"Em altas concentrações, o CO ocupa o lugar do oxigênio no sangue e altera a pressão arterial", diz Ericson Bagatin, coordenador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Câncer de pulmão e infarto do miocárdio podem ser causados por gases.

Fonte: Folha de São Paulo - São Paulo, 05 de agosto de 2007

posted by ACCA@4:53 PM