Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, setembro 04, 2007

Onda mundial de recalls

Mais de 120 milhões de unidades de produtos foram condenadas a voltar das mãos dos consumidores para os respectivos fabricantes desde o início do ano, numa onda mundial de recalls jamais vista em termos de quantidade e variedade.

Globalização e a falta de controle de qualidade
Com a globalização e a produção a custos menores na China e com a falta do controle de qualidade milhares de automóveis, brinquedos, eletroeletrônicos, alimentos, calçados e até preservativos estão sendo retirados das prateleiras e voltando para os fabricantes.

Recalls nos EUA e no Brasil
Nos Estados Unidos, o número de recalls neste ano chegou a 520 entre janeiro e julho, enquanto no Brasil este número fica em torno de 30, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Os EUA são o principal destino das mercadorias chinesas e, segundo estimativas da U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), uma das seis agências governamentais responsáveis pelo tema no país, apenas em agosto foram emitidos 36 comunicados e recolhidos 12.164.100 produtos.
- Está havendo a banalização dos recalls, cada vez mais numerosos e diversificados - diz o professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV) Cláudio Goldberg.

Quantidade de recalls
As mais de 120 milhões de unidades "desclassificadas" neste ano englobam 30 milhões de Toddynhos, 450 mil pneus da China, 3,6 milhões de carros Ford, 46 milhões de baterias Nokia, 20 milhões de brinquedos da Mattel e 20 milhões de preservativos distribuídos na África do Sul.

Esse número menor no Brasil não significa que a qualidade dos produtos é melhor. Pode ser um sinal de que os consumidores desconhecem problemas e defeitos do que compram e, portanto, ficam muito mais expostos a danos, afirmou Marilena Lazzarini, coordenadora do Idec.

Histórico
Artigo relacionado a qualidade do produto publicado no Blog
http://zonaderisco.blogspot.com/2007/09/frutos-do-mar-contaminao.html

Fonte: Globo Online – 01 de setembro de 2007

Comentário
No início deste ano, o Inmetro começou a preparar um banco de dados sobre acidentes.No Brasil, segundo o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo não existem estatísticas sobre acidentes de consumo: — Se reunirmos esses dados, podemos utilizá-los em informações para campanhas de esclarecimento, para melhorar as normas de regulação e para trabalharmos com os fabricantes de forma a aprimorar os produtos, diminuindo, com isso, os acidentes.

posted by ACCA@9:41 AM