Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, setembro 25, 2007

Ônibus com bactérias são ameaça a passageiros em SP

Os ônibus que circulam em São Paulo são uma ameaça à saúde dos passageiros.
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Santa Casa mostrou que há uma grande quantidade de bactérias acumuladas nos locais onde as pessoas seguram-se.

Concentração elevada de microorganismos
Para recolher as amostras de resíduos nos ônibus, os médicos da Santa Casa usaram algodão. Os pesquisadores da Santa casa identificaram pelo menos 15 tipos diferentes de microorganismos, dos quais seis são mais comuns e perigosos, como os coliformes fecais. O que mais chamou a atenção foi a concentração encontrada: ela é dez mil vezes acima da considerada aceitável.

Todos ônibus pesquisados tinham bactérias
No laboratório, ficou constatado que todas as 120 amostras coletadas em 40 ônibus tinham bactérias. Segundo os médicos, as bactérias que ficam nas mãos dos passageiros podem chegar aos alimentos e provocar infecções intestinais, se não forem lavadas.

Importância da higiene das mãos
A limpeza freqüente dos veículos com álcool reduz as chances de contaminação, mas a higiene das mãos é essencial para evitar problemas de contaminação.
“O mais importante para a população é ter a consciência de que lavar as mãos é muito importante. Só assim, será possível eliminar todas as bactérias” diz a coordenadora da pesquisa, Alessandra Navarini.

Fonte: O Globo Online – 21 de setembro de 2007

Comentário:
Imagina uma pessoa saindo de um desses ônibus pesquisados, encontra os amigos, cumprimenta-os e vão tomar um cafezinho rápido para trabalhar? Ou vai direto para empresa trabalhar, cumprimenta os amigos? As mãos são transportadoras de micróbios invisíveis? Como não vemos, achamos natural não lavar as mãos.
Lembro que trabalhei numa empresa, que a diretoria mandou uma circular interna para todos funcionários sobre higiene pessoal. E um dos tópicos recomendava lavar as mãos após o uso do banheiro. Mas os funcionários acharam um absurdo essa recomendação, pois considerava natural lavar as mãos após o uso do banheiro, mas na prática não é bem isso que acontece. Veja o caso da pesquisa dos ônibus.
Importância de lavar as mãos;
■ Lavar as mãos é o procedimento mais prático para prevenir a contaminação cruzada (pessoa a pessoa).
■ O ato de lavar as mãos (transporta vírus, fungos e bactéria)s com água e sabão antes de manipular os alimentos muitas doenças seriam evitadas.
■ Uma medida tão simples como a lavagem das mãos tem grande importância em saúde pública.

Quando você deve lavar suas mãos?
■ Chegando ao trabalho
■ Após utilizar o banheiro
■ Após fumar
■ Após espirrar
■ Após comer ou beber
■ Antes de mexer com comida, especialmente quando esta já está pronta para comer, como saladas e sanduíches
■ Após mexer com lixo
■ Após lidar com equipamentos, pratos ou utensílios sujos
■ Após tocar em carne crua, aves e peixes

posted by ACCA@8:20 AM