Japonesa é picada por escorpião ao provar calça jeans
A mulher foi até à loja Fashion Center Shimamura, na cidade de Nago em Okinawa, Japão, para comprar uma calça. Quando provava uma calça jeans sentiu uma dor no joelho direito e quando colocou a mão para sentir o que tinha causado a dor, tomou uma segunda picada no dedo, por um escorpião que estava escondido na calça.A mulher teve de ser hospitalizada por cinco dias mas não correu risco de vida. Funcionários da prefeitura capturaram o escorpião e disseram que apesar de ele ser venenoso, não é letal.
Calças vieram da China
Funcionários da loja disseram que as calças vieram da China e que seria improvável que o escorpião tenha se alojado ali por causa dos produtos químicos utilizados no processo de secagem do jeans. “Vamos investigar o caso para ter certeza que ele não se repita”, disse um empregado da loja ao jornal japonês.
O escorpião encontrado, Centruroides sculpturatus, não é naturalmente encontrado em Okinawa.
Fonte: BBC Brasil - 19 de dezembro de 2006
Comentário:
Vivemos numa economia globalizada, em que as distâncias tornaram-se curtas, devido ao tráfego intenso de aviões, navios, caminhões, etc. E os animais também estão inseridos nesse sistema de transporte de mercadorias.
No ano passado tive uma experiência com escorpião. Moro em apartamento em São Paulo e um belo dia a diarista começou a gritar na área de serviço, fui correndo para ver o que está acontecendo. Um escorpião surgiu debaixo da máquina de lava roupa. Matei o escorpião, coloquei num vidro com álcool e levei para o Instituto de Butantã. Como o escorpião era da espécie amarelo, minha preocupação, era que esse tipo de escorpião auto-reproduz. Chegando ao Instituto, mostrei ao técnico o vidro com escorpião, ele confirmou que a espécie era Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, o mais comum em São Paulo. Perguntei para ele, como surgiu no meu apartamento, moro no oitavo andar? Ele disse-me, que esse tipo de escorpião é comum em caixas de frutas, e disse-me que em pouco tempo, eu poderia ter uma população de escorpiões no apartamento. Lembrei que era comum comprar na feira-livre, caixa de mamão papaia. Mandei fazer uma limpeza geral na área de serviço, com receio de surgimento de novos escorpiões. Depois dessa ocorrência evito a entrada no apartamento de caixas com mercadorias. ACCA
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home