Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 16, 2007

Japonesa é picada por escorpião ao provar calça jeans

A mulher foi até à loja Fashion Center Shimamura, na cidade de Nago em Okinawa, Japão, para comprar uma calça. Quando provava uma calça jeans sentiu uma dor no joelho direito e quando colocou a mão para sentir o que tinha causado a dor, tomou uma segunda picada no dedo, por um escorpião que estava escondido na calça.

A mulher teve de ser hospitalizada por cinco dias mas não correu risco de vida. Funcionários da prefeitura capturaram o escorpião e disseram que apesar de ele ser venenoso, não é letal.

Calças vieram da China
Funcionários da loja disseram que as calças vieram da China e que seria improvável que o escorpião tenha se alojado ali por causa dos produtos químicos utilizados no processo de secagem do jeans. “Vamos investigar o caso para ter certeza que ele não se repita”, disse um empregado da loja ao jornal japonês.

O escorpião encontrado, Centruroides sculpturatus, não é naturalmente encontrado em Okinawa.

Fonte: BBC Brasil - 19 de dezembro de 2006

Comentário:
Vivemos numa economia globalizada, em que as distâncias tornaram-se curtas, devido ao tráfego intenso de aviões, navios, caminhões, etc. E os animais também estão inseridos nesse sistema de transporte de mercadorias.
No ano passado tive uma experiência com escorpião. Moro em apartamento em São Paulo e um belo dia a diarista começou a gritar na área de serviço, fui correndo para ver o que está acontecendo. Um escorpião surgiu debaixo da máquina de lava roupa. Matei o escorpião, coloquei num vidro com álcool e levei para o Instituto de Butantã. Como o escorpião era da espécie amarelo, minha preocupação, era que esse tipo de escorpião auto-reproduz. Chegando ao Instituto, mostrei ao técnico o vidro com escorpião, ele confirmou que a espécie era Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, o mais comum em São Paulo. Perguntei para ele, como surgiu no meu apartamento, moro no oitavo andar? Ele disse-me, que esse tipo de escorpião é comum em caixas de frutas, e disse-me que em pouco tempo, eu poderia ter uma população de escorpiões no apartamento. Lembrei que era comum comprar na feira-livre, caixa de mamão papaia. Mandei fazer uma limpeza geral na área de serviço, com receio de surgimento de novos escorpiões. Depois dessa ocorrência evito a entrada no apartamento de caixas com mercadorias. ACCA

posted by ACCA@9:02 AM