Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 05, 2007

Chuva de granizo cobre de gelo ruas de Barueri

Uma intensa chuva de granizo atingiu a cidade de Barueri, na Grande São Paulo, na tarde de segunda-feira, 03 de setembro de 2007. O gelo cobriu todo o chão e foi causado pelo aumento da umidade e pelo calor.

Moradores e motoristas ilhados
A quantidade de gelo foi tão grande que alguns motoristas tiveram dificuldade para retirar o carro do lugar. Moradores ficaram ilhados em suas casas. Na Alameda Caiapós, próximo ao centro empresarial de Tamboré, carros ficaram presos no gelo e os jardins das casas cobertos pelo granizo.
Nas casas da cidade, o verde do gramado ficou branco. Os moradores não acreditavam no que viam e tiravam fotos do gelo acumulado nas ruas.

Limpeza do gelo
Um trator foi chamado para remover o gelo que se acumulou e funcionários da prefeitura usaram jatos d'água para dissolver os blocos de gelo

Causa
O meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), Adilson Nazário, explica que o granizo foi formado com a junção do calor de 30 graus e um vento úmido vindo do mar.

Vídeo da Globo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM725517-7823-CHUVA+DE+GRANIZO+EM+SAO+PAULO,00.html

Fonte: O Estado de São Paulo e Globo Online - 4 setembro de 2007

Comentário:
O desastre natural (fenômenos da natureza), diferente do incêndio é impossível de evitá-lo previamente. Portanto, quanto à medida é essencial minimizar os danos e mesmo havendo danos, restaurar o mais rápido possível.
A empresa através do setor de segurança industrial ou grupo de trabalho deve preparar as normas de medidas de segurança, com relação a desastres naturais (vendaval, inundação) e manual de procedimentos dos funcionários.
Nos manuais devem ter regras como se preparar caso haja a possibilidade de ocorrência de vendaval, tromba d'água, inundação, vendaval, etc.
Por outro lado é essencial diminuir o tempo de paralisação de operação e minimizar seu prejuízo, deixando em alerta os funcionários, encarregados da execução do plano de restauração de operação após desastre e mantendo o material necessário para esta emergência (bomba de sucção, lonas plásticas, materiais utilizados na secagem de equipamentos). ACCA

posted by ACCA@10:09 AM