Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, agosto 20, 2007

Avião pega fogo após aterrissagem no Japão

Um avião da companhia aérea taiwanesa China Airlines pegou fogo na manhã de segunda-feira, 20 de agosto, minutos depois de aterrissar na ilha de Okinawa, no Japão.
O acidente aconteceu por volta das 10h30, horário local, quando a aeronave, que fazia a rota entre a capital de Taiwan, Taipé, e a cidade japonesa de Naha, na província de Okinawa.

O Boeing 737-800, com 157 passageiros e 8 tripulantes aterrissou no aeroporto de Naha e começou a pegar fogo na pista oito minutos depois do pouso.

"Tudo estava normal, da decolagem à aterrissagem, até quando os pilotos descobriram que o avião estava pegando fogo", disse Johnson Sun, porta-voz da China Airlines.

As chamas se iniciaram no motor esquerdo do avião e se estenderam à cabine de passageiros, provocando uma grande coluna de fumaça preta.

Chamas e explosão
"Vi vários passageiros deixarem o avião usando uma rampa. Cerca de um minuto depois, ouvi o som de uma explosão foi uma grande explosão", disse uma testemunha à TV NHK.

Saída de emergência
Um vídeo feito por uma testemunha mostrou passageiros escorregando por duas rampas no lado direito do avião, enquanto as chamas e a fumaça tomavam conta do lado esquerdo.

Vítimas
Quatro pessoas ficaram feridas, sendo dois passageiros (uma menina de 7 anos e um homem de 57 anos) e dois tripulantes.

Controle do incêndio
As equipes de emergência do aeroporto de Naha conseguiram controlar o fogo uma hora depois do início do incêndio.

Perda total do avião
Depois que o fogo foi controlado, os restos calcinados do aparelho permaneceram na pista perto do terminal. O nariz ficou caído de um lado, enquanto a cauda ficou intacta no outro. Entre as duas partes, era possível ver o resto do interior, onde estava tudo preto de fuligem, e grande parte do teto da cabine havia desaparecido.

Causa provável
A ruptura de uma mangueira de combustível é a causa mais provável para o incêndio do avião.
Segundo a reconstrução preliminar, a tubulação se rompeu durante a aterrissagem. Houve um vazamento de combustível, que se incendiou devido às elevadas temperaturas dos motores, segundo informou o Ministério de Transportes japonês.
A Comissão de Investigação de Acidentes de Aviação do Ministério de Transporte japonês investiga se algum componente do avião ou algum objeto exterior sugado pelas turbinas pode ter ocasionado a ruptura. Nos próximos dias, a caixa-preta será analisada.

Investigação
O Departamento de Aviação Civil de Taiwan anunciou o envio de três representantes e de funcionários da China Airlines a Okinawa para investigar a causa do acidente.
Segundo uma fonte do Ministério dos Transportes do Japão, disse que é prematuro atribuir o acidente a uma falha do motor.

Fotos:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070820230935.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070820231317.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070820231721.html

Vídeo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM716647-7823-IMAGENS+DE+RESGATE+DOS+PASSAGEIROS+FORAM+GRAVADAS+POR+CELULAR+NO+JAPAO,00.html

Fonte: UOL Últimas Notícias – 20 de agosto de 2007 e BBC News - Monday, 20 August 2007.

Comentário
A foto e o vídeo mostram a importância da saída de emergência em um cenário real de acidente. Os passageiros saíram rapidamente do avião através das rampas de emergências, enquanto o fogo se propagava no avião e alguns minutos depois houve a explosão.

posted by ACCA@11:22 PM