Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 24, 2007

Toshiba anuncia troca de baterias de laptops

A Toshiba anunciou em 19 de julho de 2007, que vai trocar gratuitamente 10.000 baterias de lítio produzidas pela Sony e incorporadas a vários modelos de laptops de sua marca em todo o mundo.

Princípio de incêndio
Segundo um porta-voz da empresa, a companhia constatou problemas em uma série de 5.100 baterias da Sony fabricadas em dezembro de 2005 e que causavam faíscas, podendo provocar incêndios, mas preferiu incluir no recall o dobro do volume de baterias efetivamente em risco, como garantia de segurança.

Ocorrências
Nos últimos dez meses a empresa registrou três casos de usuários de laptops que registraram faíscas em seus portáteis, nenhum com ferimentos graves. Pelo menos três laptops emitiram faíscas entre setembro de 2006 e junho deste ano: dois no Japão e um na Austrália.

Modelos com problemas
De acordo com o porta-voz da Toshiba, os modelos que apresentam problemas - das séries Dynabook, Dynabook Satellite, Satellite e Tecra - estão sendo vendidos principalmente no Japão, Estados Unidos, Europe, Austrália e China.

No entanto, indicou que o problema é diferente das falhas maciças detectadas no ano passado em outras baterias da Sony .

Em 2006, a empresa japonesa substituiu 9,6 milhões de suas baterias de lítio de laptops da Dell, Apple, Lenovo, entre outros, em todo o mundo.Por conta disso, os resultados da Sony foram significativamente afetados pelo problema.

A Sony garantiu que algumas de suas baterias de lítio podem sofrer superaquecimento e provocar um curto-circuito em ocasiões determinadas devido a um defeito pontual de fabricação.

Fonte: Globo Online - 19 de Julho de 2007

posted by ACCA@9:54 AM