Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, julho 14, 2007

Portátil traz risco ao corpo


Segundo o médico urologista do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, Flávio Eduardo Trigo Rocha, existem alguns estudos que indicam que o uso excessivo do aparelho no colo pode contribuir para levar o homem à infertilidade.

A explicação é que os testículos funcionam em uma temperatura menor que o restante do corpo, e o uso do notebook próximo aos testículos pode elevar essa temperatura.

De acordo com o especialista do HC em fertilidade masculina, Jorge Hallak, um aumento de meio grau nos testículos já é prejudicial.

Ergonomia inadequada
Por via das dúvidas, não custa nada evitar o uso do notebook no colo a não ser quando for muito necessário, como por exemplo em salas de espera de aeroportos.

Sempre que for possível, é melhor apoiá-lo em uma mesa. E, mesmo assim, o notebook pode causar dores na coluna ou nos braços, devido à má postura de quem está usando.

Um dos motivos é que a tela do laptop costuma ficar bem mais baixa do que o nível dos olhos, e o pescoço fica curvado. Também o teclado, menor, e a ausência do mouse tendem a sobrecarregar os punhos.

"Com o laptop, o indivíduo fica na mesma posição por muito tempo. Os braços ficam fechados, o tronco inclinado e a musculatura retraída”, explica Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumato da USP.

Se for usar o laptop sem nenhum acessório que amenize esses problemas, a recomendação é que, a cada 40 minutos, a pessoa pare por uns 5 minutos, alongue as pernas, os braços e a coluna. Respire, caminhe um pouco.

Acessórios ajudam
Ao usar o equipamento em casa ou no escritório, é uma boa idéia fazer algumas adaptações mais permanentes, colocando acessórios que melhoram sua postura.

O suporte sobre a mesa é um exemplo. Com ele, a tela do notebook fica mais próxima do nível dos olhos. Custa a partir de R$ 40. Colocar um mouse também não serve apenas para agilizar o controle do laptop. Ele reduz o cansaço dos punhos.

Se for usar o notebook por muitas horas seguidas, vale comprar um teclado separado, como o dos PCs de mesa. Algumas pessoas chegam a ter um monitor extra, do tamanho normal.

Somando tudo, pode até pesar um pouco no bolso. Mas acredite... É melhor gastar com os acessórios do que com o médico.

Fonte: O Estado de São Paulo – 19 de março de 2007

posted by ACCA@2:13 PM