Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 23, 2007

Vaticano cria os 10 mandamentos para o trânsito

Em iniciativa inédita, Vaticano lançou o documento com 10 conselhos sobre como os católicos devem se comportar no trânsito; entre as sugestões, o Papa pede que os fiéis sejam prestativos e não bebam.

O que a religião tem a ver com trânsito? Tudo, na opinião do Vaticano. Em 36 páginas, o documento chama atenção para o número de mortes em acidentes -1,2 milhão por ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)- e apresenta o ato de conduzir, e tudo que o envolve, como uma questão moral:

"Dirigir quer dizer controlar-se".

O documento recomenda aos católicos que sejam mais prestativos com os outros nas estradas, rezem durante o trajeto e não bebam, entre outros conselhos.

Criado pelo Conselho Pontifício do Vaticano, o documento também alerta que os automóveis podem ser "um motivo para o pecado" - particularmente quando dirigidos perigosamente ou usados para prostituição.

Ao volante, uma pessoa pode ser tomada de comportamento "primitivo", como "ser descortês, fazer gestos grosseiros, blasfemar, perder o senso de responsabilidade ou infringir deliberadamente as regras de trânsito". Segundo a Igreja, os motoristas devem obedecer às leis de trânsito, dirigir com responsabilidade e rezar.

Os 10 mandamentos para o trânsito

1 – Não mate
2 – A rua deve ser para você um meio de comunhão com as pessoas e não uma arma mortal.
3 – Cortesia, correção e prudência vão ajudá-lo a lidar com eventos imprevistos.
4 – Seja caridoso e ajude seu próximo em necessidade, especialmente vítimas de acidentes.
5 – Os carros não devem ser para você uma expressão de poder e dominação e uma ocasião para o pecado.
6 – Convença de maneira caridosa os jovens e os não tão jovens a não dirigir quando não estejam em condição apta a fazê-lo.
7 – Ajude as famílias dos acidentados.
8 – Reúna motoristas culpados e suas vítimas, em um momento apropriado, para que eles possam passar pela experiência libertadora do perdão.
9 – Na rua, proteja a parte mais vulnerável.
10 – Sinta-se responsável para com o próximo.

Fonte: BBC Brasil e Zero Hora, 20 de junho de 2007

posted by ACCA@3:35 PM