Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, junho 20, 2007

Explosão destrói box no Ceasa

Uma explosão às 9 h de sábado, 16 de Junho de 2007, destruiu um box do Ceasa, em São José. . O impacto foi tão forte que derrubou uma parede de tijolos, uma porta sumiu e o telhado foi arrancado.

Vítimas
Não houve feridos porque não havia ninguém no momento do acidente.

Causa – Amadurecimento de frutas com carbureto
O carbureto, usado em forma de pedrinhas para se fazer solda, foi colocado nas caixas de mamão para acelerar o amadurecimento das frutas. Um gás é formado quando a substância entra em contato com a água, como ocorreu. O gás escapou da lona que cobria as caixas de mamão e entrou em contato com um aquecedor que estava nas proximidades, causando a explosão.

Fonte: Diário Catarinense - Florianópolis, 18 de junho de 2007.

Explosão de depósito

Por volta das 10:50h de quarta-feira, 28 de maio de 2003, na Rua Francisco Barbeta Junior nº 769, Jardim Herculano, município de São José do Rio Preto, ocorreu uma explosão seguida de incêndio. No local funciona um depósito de amadurecimento de frutas com a utilização de carbureto.

Vítimas
A explosão derrubou a parede de uma estufa ferindo duas pessoas, Leandro Elias da Cruz, 25 anos, gravemente e Sérgio Luiz Lopes, 24 anos, com ferimentos leves. Os feridos foram levados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Base.

Interdição
A Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) foi ao local e interditou o depósito e os prédios vizinhos.

Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo

Comentário
Uma Estufa, serve para que o calor em seu interior seja mantido constante. Para que isso ocorra precisamos dos seguintes fatores importantes:
1- Fonte de calor
2- Um local herméticamente fechado, a fim de que não haja troca de calor com o meio exterior.
Normalmente é utilizado o carbureto de cálcio para efetuar o amadurecimento de frutas.
O Carbureto em presença do vapor d`água, reage, e obtém-se como produtos acetileno e hidróxido de cálcio, e no processo da reação é liberado calor (forma gás inflamável e explosivo, gás acetileno), que gera o amadurecimento das frutas.
O armazenamento em locais fechados ou em caixas deve ter uma ventilação adequada. Esta medida previne a acumulação de acetileno no ambiente e risco de explosão. ACCA

posted by ACCA@11:10 AM