Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 24, 2007

Explosão de pneu

Uma explosão de pneu ainda não explicada fez duas vítimas, na quinta-feira à tarde, 21 de junho de 2007, em uma oficina de caminhões. O acidente ocorreu no Posto de Molas Mariscan, localizado em Marília, São Paulo, por volta das 17h.

Vítimas
O proprietário da empresa, uma das vítimas, Valdomiro Paduan, foi internado em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas de Marília, com traumatismo toráxico devido aos estilhaços de metal lançados contra o corpo.
O soldador Adelis Borges de Oliveira, já apresentava forte traumatismo toráxico e parada respiratória quando o resgate do Corpo de Bombeiros e a ambulância do Samu chegaram. Ele faleceu a caminho do hospital.

Causa
De acordo com informações apuradas pelo Corpo de Bombeiros, os ferimentos das vítimas foram provocados por peças metálicas e estilhaços do pneu, arremessadas devido a pressão no momento do estouro.

Controvérsias das causas do acidente
■ Segundo uma testemunha, os mecânicos não conseguiram remover os pneu do caminhão devido a três porcas emperradas. Na tentativa de soltar a peça, eles teriam usado um maçarico para aquecer a parte metálica, o que teria provocado a explosão do pneu.
■ Uma pessoa que afirmou apenas ser funcionário da empresa disse que após a troca de suspensão do veículo, na hora de encher e recolocar o pneu, houve uma explosão involuntária, atirando estilhaços de peças da suspensão nas duas vítimas.

Inquérito policial
A polícia pretende instaurar inquérito para apurar o caso, através do 2º Distrito Policial, quando serão intimadas a depor várias testemunhas do acidente. A polícia também aguarda laudos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal.

Fonte: Jornal da Manhã e Diário de Marília - 22/23/06/2007

Comentário
Existem normas e recomendações de como montar, desmontar e reparar pneus e aros, cuja maioria das oficinas e borracharias desconhece os riscos potencialmente presentes nessas operações.
Algumas das principais recomendações da Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA);
■ Normas OSHA 29 CFR 1910 – Organização de Segurança e Saúde - EUA
Letra F - Procedimento operacional - Rodas de Peças Múltiplas, item 9 –
Componentes de aro, trincados, quebrados, empenados ou danificados de outra maneira não poderão ser trabalhados, soldados unidos com solda forte, ou aquecidos de qualquer forma.
■ Fabricantes de pneumáticos - EUA – Aviso de segurança
A pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva. Esta pressão pode ocasionar a explosão do pneu com uma força tão grande que se você for atingido por um componente de aro ou pneu, você pode morrer ou ficar seriamente ferido.
■ Evite acidentes graves ou até mesmo fatais seguindo estas recomendações;
Não aqueça as rodas na tentativa de torná-las "moles" para facilitar o processo de desempenho ou reparos devidos a batidas ou fortes impactos.
Liga especial utilizada em rodas sofre tratamento térmico e um aquecimento descontrolado pode descaracterizar as propriedades mecânicas da roda.
Nunca submeta a roda a qualquer operação de enchimento com solda. ACCA

posted by ACCA@9:21 AM