Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, junho 21, 2007

Estresse

Estresse se refere ao estado psicológico que é gerado pelo julgamento de uma pessoa às demandas (exigências) que lhe são impostas.

Stresse - definição de Douglas Alberto Bauk em 1985
Define estresse como o conjunto de reações físicas, químicas e mentais do organismo humano às circunstâncias que excitam, amedrontam, confundem, põem em perigo ou irritam o indivíduo.

Assim, estresse ocupacional é definido como um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimentos associados às experiências de trabalho e incluem:
■ distúrbios emocionais - ansiedade, depressão, angústia, hipersensibilidade e/ou irritabilidade aumentadas;
■ sintomas psicopatológicos - sem qualquer doença mental, desencadeados por um excesso de exigências mentais (cognitivas, psíquicas) provenientes do trabalho e, especificamente, da organização do trabalho.

Situações potencialmente estressoras
Os indivíduos se deparam com um grande número de situações potencialmente estressoras, no sentido de desequilibrar grande parte de seus mecanismos biológicos, dependendo da própria situação e da resistência orgânica de cada um.
Existem diversos tipos de estressores, tais como:
■ físicos, químicos,
■ viróticos, bacterianos, biológicos e
■ inter-humanos.

Conflitos interpessoais
Contudo, atualmente os conflitos interpessoais são os estressores que mais de destacam no ambiente organizacional. Os fatores estressores podem ser apresentados em dois níveis de aferição:
■ de vulnerabilidade - depende da personalidade, da idade, do sexo, do nível de educação, do tipo de atividade que o indivíduo exerce e da hereditariedade; e
■ de contexto (ou externos) – têm origem no ambiente, podendo variar, desde a família, a organização em que trabalha, a nação ou o mundo todo.

Bauk considera os fatores de vulnerabilidade como os mais importantes na intensidade do estresse, dentre os quais a personalidade é o mais importante fator porque depende do estabelecimento de padrões básicos de comportamento.

Conforme, Ana Izabel Bruzzi B.Paraguay (1990) os fatores organizacionais que possam fazer parte dos fatores de contexto envolvem a participação no trabalho e os suportes organizacionais existentes (estilo de supervisão, apoio gerencial, esquemas organizacionais e plano de carreira).
Ao deparar-se com uma situação nova que implique em algum tipo de perturbação o indivíduo vivencia quatro fases de estresse:

1) Impacto – no momento em que o indivíduo se depara com o fator de mudança que lhe causa o estresse poderá reagir com pasmo ou choque, podendo ainda tornar-se desorientado, confuso e com distúrbios da percepção.
2) Repercussão – passado o impacto o indivíduo explora as implicações da perda sofrida e reage com raiva, ansiedade, depressão ou sentimento de culpa.

3) Ajustamento - o indivíduo começa a recuperar-se da mudança e passa a examinar os problemas relativos ao novo ambiente configurado.

4) Reconstrução – dá-se a substituição do que se perdeu, começando um processo de apego aos novos elementos, testando sua natureza e seus limites.

No entanto, o estresse também é questionado em termos de níveis de tolerância, sendo rotulado como mau quando causa desconforto ao indivíduo, dependendo do modo como o indivíduo reage a ele; isso é que faz a grande diferença na sua classificação como um fator humano que dificulta o trabalho.

Fonte: Ergonomia – Lucinaldo dos Santos Rodrigues – Universidade Federal de Santa Catarina

posted by ACCA@9:56 AM