Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, abril 14, 2007

Veterinário atacado por crocodilo em Taiwan no zoológico

Em 11 de abril, um crocodilo de 200 quilos do zoológico Shaoshan, na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, atacou e arrancou o antebraço do veterinário, que medicava o animal no momento do ataque.

Ataque
O animal atacou quando o veterinário colocou o braço pelos vãos de uma grade na jaula do crocodilo para ministrar a medicação. Achando que a droga já havia surtido efeito, ele tentou recuperar a seringa, mas o crocodilo se voltou e mordeu seu braço esquerdo.

Atendimento de emergência
O veterinário foi enviado com urgência a um hospital próximo. A principal preocupação era manter o veterinário vivo devido à grande quantidade de sangue perdido.
Enquanto o veterinário era levado às pressas para o hospital, os funcionários do zoológico tentaram recuperar o membro, que o animal mantinha na boca.
Eles deram dois tiros no pescoço do crocodilo. Embora as balas não tivessem conseguido penetrar a couraça do animal, os tiros foram o suficiente para fazer com que ele cuspisse o braço. O membro foi imediatamente levado ao hospital.

Cirurgia - reimplante
O teve seu braço reimplantado após cirurgia de sete horas. Os cirurgiões asseguraram que o paciente tem 80% de chances de recuperar seu braço. 'A operação foi muito delicada porque tinha que conectar seus músculos, nervos e vasos capilares', disse um dos cirurgiões. Ele ainda ficará sob observação nos próximos dias.

Réptil
O réptil é um dos dois crocodilos do Nilo mantidos no zoológico. O crocodilo é uma espécie sob risco de extinção e está rapidamente desaparecendo de seu habitat natural na África.

Foto ampliada:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070414100042.html
Fonte: BBC News - 13/04/2007
Comentário;
Este acidente quase fatal mostra como é importante criar procedimento de segurança para qualquer tipo de atividade. Esta ocorrência também indica mesmo sendo o profissional com conhecimento do comportamento do animal (veterinário), ele cometeu os seguintes erros;
■ Sentimento de controle perante o risco
■ Conhecimento e aceitação passiva do risco
■ Ato inseguro devido à insensibilidade ao risco
■ Não cumprimento das normas
O correto seria imobilizar o animal e posteriormente aplicar a anestesia e medicação.
Todo animal selvagem criado em cativeiro ou não, possui o seu instinto de defesa territorial. Se ele sentir ameaçado, ele atacará para preservar o seu espaço territorial. ACCA

posted by ACCA@10:03 AM