Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, abril 18, 2007

Bidês podem pegar fogo,diz o fabricante japonês


Com certeza, a combustão espontânea ocorreu em um grupo de consumidores eletrônicos no ano passado, mas se houve um lugar mesmo que pensávamos que fosse seguro, seria o trono (bacia sanitária). Ao que parece, esta suposição não é mais válida para empresa de bidês, Toto, porque 180.000 das unidades das séries Z da companhia estão em recall “após problemas detectados na fiação que causaram três incidentes, pegaram fogo no ano passado.”

O acessório eletrônico do bidê da série Z da Toto pegou fogo em três incidentes entre março de 2006 e março de 2007, de acordo com a porta‑voz da empresa Emi Tanaka. O bidê produziu fumaça em 26 outros incidentes, disse a empresa.

“Felizmente, ninguém usava os bidês quando o fogo iniciou‑se e não houve nenhuma vítima,” disse Tanaka. “O fogo atingiria as nádegas da pessoa”.

Toto é uma empresa pioneira de alta tecnologia em produtos para banheiros e acessórios com bidês embutidos (assentos sanitários eletrônicos, bidês), que são populares em Japão.

A série Z caracteriza com um borrifador de massagem pulsante, um secador elétrico, “uma ducha à jato” e uma tampa que abra e se feche automaticamente.

Característica do bidê
Assento Sanitário Eletrônico (bidês)
• Substitui Bidê e a Ducha Higiênica Convencional;
• Esguicho de dupla ação auto-limpante com água aquecida, higienizada e suavemente aerada; para higiene retal e genital, o esguicho desliza para parte frontal e lateral
• Assento aquecido com controle de temperatura;
• Tampa e assento com sistema “soft close”, com película anti-bacteriana.

A companhia reparará gratuitamente 180.000 unidades de bidês fabricados entre maio 1996 e dezembro 2001.Os preços variam de US$ 1,680 a US$ 2,600. O modelo não é vendido no exterior.

Fonte:BBC News - Monday, 16 April 2007

Comentário
A tecnologia parece uma caixa de Pandora, traz felicidade, praticidade, comodidade, mas também calamidade e desastre.
A tecnologia atual vende a imagem ao consumidor como um produto de segurança absoluta, visando excluir toda incerteza para a vida moderna. Mas a incerteza é tão sutil que penetra pelas frestas invisíveis dos erros não detectados do produto, reclamando o seu direito no incidente.
Hoje temos produtos que seriam modelos de segurança, mas com problemas graves para o consumidor, tais como;
Laptop pega fogo devido a superaquecimento da bateria
Celular explode e pega fogo, devido ao superaquecimento da bateria, causando acidente graves em pessoas.
Carro pega fogo, devido a eletrônica. Existem carros que tem mais de 200 sensores distribuídos no painel e portas.
E agora o assento inteligente da bacia sanitária que pode pegar fogo !!!!

Obs: A expressão caixa de Pandora, que se usa em sentido figurado quando se quer dizer que alguma coisa, sob uma aparente inocência ou beleza, é na verdade uma fonte de calamidades. Ao abrir a caixa de Pandora significa que uma ação pequena e bem-intencionada pode liberar uma avalanche de repercussões negativas.

posted by ACCA@9:38 PM