Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, março 23, 2007

Motorista deve evitar se expor ao sol

Pode parecer estranho sugerir aos profissionais do volante e aos que dirigem veículos por longo tempo nas estradas ou nas cidades proteger o braço esquerdo dos raios solares, principalmente durante o verão.

Correlação
Mas a possível relação existente entre o surgimento de um câncer da pele no braço esquerdo e a posição do motorista nos veículos foi lembrada na semana passada pelo professor Scott Fosko, da Universidade Saint Louis, dos Estados Unidos, em uma das sessões da 65ª Reunião Anual da Academia Americana de Dermatologia.

"Desde que achados científicos prévios assinalaram uma associação, quando apenas um lado é exposto à luz ultravioleta solar, e a distribuição facial assimétrica do dano provocado pelo sol, era de se esperar que o câncer da pele também seria mais prevalente no lado esquerdo do corpo em motoristas que viajam por muito tempo em seus veículos", declarou o professor durante o encontro.

Dados observados
Os dados observados indicaram;
■ que os motoristas que ocasionalmente dirigem com vidros abaixados apresentam maior incidência de câncer na pele situada no lado esquerdo do corpo.
■ de um total de 898 pacientes com câncer de pele dos dois lados, 53% era de portadores de câncer de pele no lado esquerdo dos quais dois terços pertencentes ao sexo masculino.

Esse achado, segundo o pesquisador, está diretamente correlacionado à área do corpo mais exposta à radiação ultravioleta enquanto a pessoa está dirigindo o veículo.

Reduzir o risco
Para diminuir o risco dos raios ultravioleta para as pessoas que dirigem seus carros ou caminhões, o professor Scott Fosko recomenda aos motoristas aplicar um creme protetor solar de amplo espectro -com FPS(Fator de Proteção Solar) 15 ou acima- nas áreas da pele expostas ao sol.
É recomendável ainda que a região seja protegida com camisas de manga comprida, sempre que possível.

Fonte: Folha de São Paulo, 04 de fevereiro de 2007

posted by ACCA@7:52 PM