Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, março 19, 2007

Cuidado com a motoserra



Foto 1 – Trabalhador sem luvas, sem óculos de segurança e protetor auditivo.
Observa-se que o trabalhador está numa posição instável, o pé direito apoiado num tronco de diâmetro menor (área de apoio menor) que poderá provocar desequilíbrio e acidente

Foto 2 - Abaixo, idem, com agravante; a motoserra em funcionando lançando cavaco ou lasca de madeira em direção ao corpo do trabalhador.

O que diz a norma NR-12 sobre Motoserra

Treinamento obrigatório para operadores de motosserra. Deverão ser atendidos os seguintes:

1.Os fabricantes e importadores de motosserra instalados no País, através de seus revendedores, deverão disponibilizar treinamento e material didático para os usuários de motosserra, com conteúdo programático relativo à utilização segura de motosserra, constante no Manual de Instruções.
2.Os empregadores deverão promover a todos os operadores de motosserra treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de 8 (oito) horas, com conteúdo programático relativo à utilização segura da motosserra, constante no Manual de Instruções.
3.Os certificados de garantia dos equipamentos contarão com campo específico, a ser assinado pelo consumidor, confirmando a disponibilidade do treinamento ou responsabilizando-se pelo treinamento dos trabalhadores que utilizarão a máquina.
4.Todos os modelos de motosserra deverão conter rotulagem de advertência indelével resistente, em local de fácil leitura e visualização do usuário, com a seguinte informação: “O uso inadequado da motosserra pode provocar acidentes graves e danos à saúde”.

Os riscos na operação de uma motosserra estão associados, principalmente a:
■ ferimentos com a lâmina (sabre)
■ ruídos e vibrações
■ corte e queda da árvore

Estatísticas de acidentes
■ 91% dos acidentes atingem as mãos, pernas e pés
■ 9% cabeça e tronco

Condições de saúde devido ao trabalho
Operadores - sentem dores no corpo durante ou após o trabalho. As regiões mais afetadas: coluna e braço.
Segundo estudo de especialistas, a lombalgia constitui um dos principais problemas de saúde dos operadores de motosserra.

Principais dores após o trabalho
Os operadores relatam; dores nas pernas, tórax e nos braços.
Segundo especialistas, as dores são provocadas com adoção de posturas incorretas no trabalho, o que pode causar problemas graves nas costas e pernas dos trabalhadores.

Uso dos E.P.I.
Nos trabalhos com motosserra, torna-se necessário (e obrigatório) o uso de Equipamentos de Proteção Individuais, tais como:
■ capacete
■ protetor de ouvidos do tipo concha
■ óculos (de preferência viseira)
■ luvas de couro
■ macacão e botas

Ruído em motoserra no local de trabalho
Sem carga – 71 dBA
Com Carga – 101 dBA

posted by ACCA@5:24 PM