Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Objeto desconhecido cai em fazenda no Pará


Em 23 de agosto de 2006, um objeto desconhecido caiu numa propriedade rural no município de São Félix do Xingu, a 695 km de Belém (PA).

O proprietário da fazenda estava andando pelo pasto quando se deparou com o objeto. Ele avisou aos oficiais do Serviço de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Parecia um satélite
Era esfera revestida por um material parecido com aço inoxidável, medindo cerca de 80 centímetros de diâmetro e de aproximadamente um metro de altura.

Os oficiais recolheram o suposto satélite e o levaram para a base em São Félix do Xingu. A chapa de identificação do objeto indica que ele deve ser de propriedade americana.

Os representantes do órgão afirmaram que pode se tratar de parte de um satélite de comunicação que possivelmente deveria ter caído no mar, mas caiu na propriedade rural.
Vide foto ampliada:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070111095905.html

Objeto caiu em região desabitada
Segundo o Sivam, pela velocidade que o objeto deve ter caído, provocaria uma tragédia se atingisse a área urbana da cidade. Na fazenda, nenhum animal ou pessoa foi atingido.

Outro objeto já caiu na região
Esta não é a primeira vez que algo estranho cai em São Félix do Xingu. Há cerca de seis anos, um objeto caiu nas proximidades de uma aldeia Kayapó deixando um rastro de devastação em um raio de mil metros e provocando uma grande explosão. Ribeirinhos afirmaram na época terem visto uma bola em chamas caindo do céu.

Fonte: Terra Notícias - 30 de agosto de 2006

Comentário
Além de preocuparmos com o planeta Terra, onde o lixo urbano e industrial atingiram um montante considerável, com dificuldades de arrumar locais adequados para descartes ou reciclagem, temos agora o lixo espacial. Cada vez mais pesquisadores espaciais e empresas lançam objetos nos espaços para atividades de pesquisas, comunicações e fins militares.
Atualmente não existe normas e legislações espaciais em relação à colisão de satélites, responsabilidades e danos. Leia o artigo “Em busca de uma lixeira cósmica”

posted by ACCA@11:06 AM