Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Checagem pré-operação evita erro

Uma conversa rápida entre a equipe de cirurgia na sala de operações, de apenas dois minutos, pode prevenir os raros -porém graves- problemas que podem ocorrer em uma sala de operações, como o local errado da cirurgia ou, mais incomum ainda de acontecer, a troca de pacientes.

Para o médico Martin Makary, diretor do Centro Johns Hopkins de Pesquisas em Cirurgia, EUA, errar o local de uma cirurgia tem sido observado, mas é um fato não só excepcionalmente raro como também inteiramente previsível, como destaca em estudo que será publicado em fevereiro no "Journal of the American College of Surgeons".

Erros de operações
De 2,8 milhões de operações em Massachusetts, EUA, em 20 anos, ocorreu um evento desse tipo para cada 112.994 cirurgias. Por esse motivo foi estabelecido desde junho de 2006, no hospital do Centro Médico da Universidade Johns Hopkins, um protocolo a ser seguido depois que o doente está anestesiado e antes da incisão que dará início à cirurgia.

Protocolo - Briefing
Este protocolo, denominado "briefing" porque é instrução e informação ao mesmo tempo, demora apenas dois minutos. Cada um dos membros da equipe que está na sala de operações (médicos, anestesista e enfermagem) diz o seu nome e cargo e o médico-operador, que lidera a intervenção, verifica a identidade do paciente, o local ou órgão a ser operado e outros cuidados de segurança relacionados a quem se submeterá à cirurgia.
Na realidade, o "briefing" é baseado no tradicional questionário de checagem do comandante de um avião com o seu co-piloto, antes da decolagem, para a segurança do vôo.

Fonte:Folha de São Paulo - São Paulo, 28 de janeiro de 2007

Comentário
É importante que esse tipo de protocolo ou checagem de instruções em todas atividades que envolvem riscos (repassar ou checar os pontos mais importantes da operação);
Na atividade industrial, temos;
Espaços confinados, os profissionais envolvidos no acesso/controle deveriam fazer essa checagem das etapas mais importantes para a segurança da execução do serviço, evitado o formalismo de segurança que existe na norma. Cada profissional deve saber mentalmente , qual o procedimento que deve adotar no serviço.
Parada de máquina ou manutenção – as instruções devem ser checadas/repassadas para que os profissionais possam checar as etapas perigosas, tais como; máquina fora de operação, máquina desligada, energia desenergizada, aviso de máquina em reparo, ligação da máquina sem autorização, etc.
Enfim todas operações que envolvem riscos, os profissionais envolvidos devem fazer essa checagem de instrução antes de iniciar o serviço. ACCA

posted by ACCA@2:23 PM