Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 19, 2006

Simulador de Riscos da Construção Civil

Comentário: Projeto interessante desenvolvido na Espanha para treinamento da mão de obra na construção civil unindo a parte teórica e prática. No Brasil temos várias entidades que ministram cursos teóricos, porém sem levar em conta o cenário real do trabalho. A implantação de um simulador de riscos da construção civil seria um passo importante para conscientização de boas práticas de segurança e da prevenção. As entidades envolvidas poderiam analisar essa viabilidade da implantação no país de um simulador e quem sabe no futuro o trabalhador para exercer sua profissão na construção civil teria obrigatoriamente passar por esses centros de capacitação e de prevenção disseminados em todos os estados.

Este centro, construído numa área de 2.500 m2, foi inaugurado em 13 de dezembro de 2006, na região de Castilla-La Mancha, Espanha.

Trata-se fundamentalmente de uma instalação localizada numa área e 2.500 m2 na região de Castilla-La Mancha, Espanha. Cerca de 1.500 alunos ao ano, receberão formação teórica e prática preventiva em um edifício em obras, de quatro pavimentos, imitando o cenário real em que os trabalhadores do setor terão que desenvolver seu serviço.

A área construída, ocupa uma superfície de 1.533 m2 , possui duas edificações e um galpão e está distribuídos em três salas de aula, sala de monitores, enfermaria, sala de informática, administração, vestuários, e dois armazéns.

O ambicioso projeto foi coordenado pela Fundação Laboral da Construção, integrada tanto por patronal como por sindicatos, custou 1.200.000 euros (3,3 milhões de reais).

A idéia principal, que o trabalho é imprescindível para poder viver, mas, tem que ser um trabalho seguro.

Fonte: La Verdad - 14 de diciembre de 2006

posted by ACCA@4:17 PM