Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Ciência - Japoneses Capturam Lula Gigante


Uma equipe de pesquisa japonesa teve sucesso na filmagem de uma lula gigante viva, talvez pela primeira vez e afirma que essas criaturas podem ser mais abundantes do que imaginavam anteriormente..

A equipe de pesquisa, liderada por Tsunemi Kubodera, gravou em vídeo a lula gigante na superfície quando eles a capturaram distante das Ilhas Ogasawara, ao sul de Tóquio, em 4 de dezembro de 2006..

A lula, que media aproximadamente 7,30 m de comprimento, morreu enquanto era capturada.

Vide fotos ampliadas:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070101001135.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070101001718.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070101001259.html

"Acreditamos que isto é a primeira vez que alguém filmou com sucesso uma lula gigante que estava viva," disse Kubodera, um pesquisador do Museu de Ciência Nacional de Japão. "Agora que sabemos onde encontrá-las, pensamos que podemos ter mais sucessos em estudá‑las no futuro”.
"A lula gigante, denominada de Architeuthis , é um dos maiores invertebrados do mundo”.

"A lula capturada foi pega usando uma linha com isca, um tipo da lula pequena, e puxada para o interior do navio de pesquisa "depois de oferecer muita luta," disse Kubodera. "Ele e mais duas pessoas conseguiram puxá-la para dentro do navio, mas eles a perderam, uma vez que, pode ter causado os ferimentos que a matou," ele disse.

A lula, uma fêmea, não totalmente adulta e era relativamente pequena por padrões de lulas gigantes. O maior animal da espécie já encontrado tinha 18 metros, ele disse. Kubodera e a sua equipe estão conduzindo expedições na área durante aproximadamente três anos antes que conseguissem fazer seu primeiro contato há dois anos. No ano passado, a mesma equipe havia fotografado uma lula gigante em seu hábitat natural.

Fonte: Fox News - Friday, December 22, 2006

Comentário :
Essa lula gigante lembra muito a obra de Julio Verne, “Vinte Mil Léguas Submarinas”, escrita em 1873. Naquela época ainda não existia submarino. Julio Verne consegue criar um submarino, o Náutilus, completamente autônomo, movido somente a eletricidade (hoje temos o submarino movido a energia nuclear). O submarino na profundeza dos mares, enfrenta vários monstros, entre eles, a lula gigante.

posted by ACCA@1:26 AM