Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Boneca Polly terá recall após acidentes


A Comissão de Proteção ao Consumidor dos EUA., em cooperação com a empresa Mattel, anunciou em 21 de novembro de 2006, o recall voluntário, das bonecas e acessórios de bolso Polly com ímãs.Os consumidores devem parar de utilizá-lo imediatamente a menos que sejam instruídos de outra maneira.

Recall
Retirada do mercado dos USA de aproximadamente 2,4 milhões de brinquedos, acrescidos de 2 milhões que foram vendidos no mundo. Os brinquedos foram fabricados na China.
O recall abrange quatro modelos: Polly Pronta Num Click; Lila Loja Urbana (Linha Moda Num Click); Lea Loja Esportiva (Linha Moda Num Click); e Shani Loja Zen (Linha Moda Num Click).
Foto ampliada:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20061201084105.html
Perigo:
Os ímãs minúsculos no interior das bonecas e dos acessórios podem cair e não serem notados pelos pais e empregadas. Os ímãs podem ser engolidos, aspirados por crianças ou ser colocados por uma criança em seu nariz ou ouvidos. Quando mais de um ímã é engolido, os ímãs podem atrair-se e causar a perfuração intestinal, infecção ou obstrução, que podem ser fatal. A aspirado aos pulmões necessita de cirurgia imediata. Os ímãs colocados no nariz ou nos ouvidos podem causar inchação e ser difíceis de removê-los.

Incidentes/ferimentos:
A Comissão de Proteção ao Consumidor dos EUA tem conhecimento de acidentes através de 170 relatórios, em que os ímãs pequenos soltaram-se destes brinquedos. Houve três relatórios de ferimentos graves, às crianças que engoliram mais de um ímã. Todos as três crianças sofreram perfurações intestinais que necessitaram de cirurgias. Uma criança de 2 anos foi hospitalizada durante sete dias e uma criança de 7 anos foi hospitalizada durante 12 dias. Uma criança de 8 anos também foi hospitalizada .

Descrição:
O conjunto de brinquedos de bolso Polly contém as bonecas e os acessórios plásticos que têm pequenos ímãs. Os ímãs medem 3 mm de diâmetro e são embutidos nas mãos e nos pés de algumas bonecas, e na roupa plástica, em partes do cabelo e em outros acessórios para ajudar unir as partes à boneca ou à casa da boneca.

Vendido em: Lojas de departamento e lojas de brinquedos desde maio de 2003 a setembro de 2006, entre US$15 e US$30.

Tratamento:
Os consumidores devem imediatamente fazer o recall destes brinquedos e afastar das crianças e contatar Mattel para providenciar a devolução dos brinquedos e para receber um vale para substituição do brinquedo da escolha do cliente, até o valor do produto devolvido.

Brasil
Segunda boneca mais vendida no Brasil, atrás apenas da Barbie. Para o recall, os consumidores devem se cadastrar pelo 0800-7701-207 ou pelo site www.pollypocket.com.br. Após o cadastro, receberão as orientações para identificação e envio das bonecas pelo correio. A troca poderá ser feita por um vale a ser gasto com produtos da linha Polly ou pelo valor do brinquedo a ser depositado em conta corrente.

Fonte: The U.S. Consumer Product Safety Commission

posted by ACCA@9:43 AM