Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, novembro 21, 2006

Robô brasileiro usado no combate a incêndios


O robô Saci é a mais nova tecnologia brasileira a ser usado em combate a incêndios em áreas que os bombeiros não podem alcançar. O robô foi desenvolvido pela empresa ARMTEC Tecnologia em Robótica, especializada em projetos especiais.

Fotos ampliadas:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20061121163935.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20061121163604.html

Com a aparência de um tanque de guerra, menos de 2 metros de comprimento, 1,5 m de altura e pesando uma tonelada, Saci é o menor robô do mundo utilizado no combate a incêndios. O robô destaca-se pelo desempenho, agilidade e segurança. É o único modelo no mundo com um canhão d’água que gira 360°.

Com um jato que alcança até 60 metros de distância, em linha reta, e 15 metros de altura, o que equivale a um prédio de quatro andares, o robô utiliza água e espuma no combate ao fogo, reduzindo o tempo que os bombeiros levariam para apagar um incêndio.

Segundo Roberto Lins de Macedo, vantagens do robô brasileiro estão no tamanho, na agilidade e no preço, se comparados ao modelo chinês, por exemplo. “Ele é o menor do mundo e o mais barato do mundo. O modelo chinês custa R$ 700 mil, o Saci custa R$ 200 mil. Ele pode andar em qualquer terreno, o que garante agilidade no combate aos incêndios”, afirmou Macedo.

Monitorado à distância
Além da rapidez no combate ao fogo, Saci oferece segurança aos bombeiros. O robô pode ser operado a uma distância de até 180 metros, explicou o engenheiro. “O bombeiro fica a uma distância mínima de 120 metros e o Saci pode ir avançando até o foco do incêndio, e não tem problema de chegar perto das chamas, pois ele agüenta”, garantiu Macedo.

Informações:
ARMTEC
TeL: +55 85 34773321
Email: armtec@armtecbrasil.com

posted by ACCA@5:50 PM